Blog da Arquiteta Deise Soares! Um mix de ideias, projetos & objetos, arquitetura & decoração, design & arte, estilo de vida & muitas coisinhas fofas...tudo isso....e mais um pouco. Um arquivo de tudo, do que é diferente e interessante, e mostra que a arquitetura está em tudo e em todos! Ano V


30 abril 2010

Mármores ou Granitos, Como é?!

Para quem acompanha o blog a algum tempo, sabe que sempre busco tirar alguma dúvida em materiais ou produtos para a execução dos projetos, hoje, depois de muito pensar, resolvi que era hora de por a mão no pesado! MÁRMORE OU GRANITO? Como é?!
A escolha depende não só do seu gosto pessoal, mas especialmente da utilização e do tipo de ambiente no qual será empregado. Embora muita gente não saiba, a começar pelo aspecto e composição diferenciada, deve-se levar em consideração muitas outras características na hora da compra.


Granito Preto Absoluto, com acabamento em 45° saia de 10cm sem borda e espelho ou roda bancada de 25cm com acabamento reto, observe que a torneira sai do tampo e não da parede!

Tampo em Granito, bordas arredondadas com saia recuada de 20cm, rodabancada de 10cm com acabamento redondo. Obs: perceberam que a saia tem acabamento arredondado?! Esse efeito é feito com pedaços de granitos emendados com massa plástica da mesma cor e polidos dando ideia da pedra ser redonda, quase não se percebe as emendas!!

Tampo em mármore, acabamento em 45° rodabancada e saia (sem recuo) com mesmas medidas!

Mármore com acabamento bruto, reparem nos "furinhos" eles são naturais da pedra, e neste acabamento não recebem preenchimento com massa!
Mármore com acabamento polido, onde os "furinhos" foram preenchidos e após a pedra recebe polimento!
Os mármores, por exemplo, tem veios mais evidentes e menos brilho que os granitos. Mais moles e menos resistentes, são sucetiveis a manchas e desgaste. Justamente por isso, não são indicados para pisos e bancadas de cozinhas, mas são bastante adequados para pisos internos de salas, halls, quartos, banheiros e demais ambientes sociais, devido, especialmente, à beleza dos seus veios. Já os granitos são mais duros e mais resistentes a ataques químicos, absorção de água e desgaste abrasivo.

Tampo em granito, borda de 4cm acabamento em 45°
Tampo em preto absoluto, bordas em 4cm a 45°, observe o acabamento lateral, fechando o móvel!
Dica:
Como são algo natural, as rochas apresentam diferentes características de porosidade, tonalidades e desenhos!! A escolha entre granito ou mármore depende basicamente do uso e da aplicação que serão dados às pedras. Por isso, para fazer a escolha certa é preciso estar atento às necessidades de cada ambiente. Produtos aparentemente iguais, às vezes até com o mesmo nome, podem se revelar absolutamente distintos no que se refere à qualidade. Fique de olho, nem sempre preços inferiores são sinônimos de um bom negócio. Os tipos de acabamentos também fazem com que os projetos fiquem diferentes, acabamentos de polimento, tipos de cortes, acabamentos de bordas, espessuras de bordas, preste atenção nisso quando orçar!!

Cuidados especiais manutenção e impermeabilização:
Cuidado com os produtos de limpeza que serão utilizados. Em situações de perda total do brilho, se faz necessário um novo polimento, devendo ser evitada a aplicação de resinas que eliminam o valor natural.A manutenção pode ser feita com água e sabão neutro e, eventualmente, com aplicação de cera incolor ou produtos especiais existentes para essa finalidade. Em caso de aparecimento de manchas, não se deve tentar removê-las com saponáceo, escovas ou detergentes fortes, pois prejudicarão o lustro, permitindo a penetração de sujeiras e fungos. A solução correta é sempre usar materiais desenvolvidos especificamente para pedras em geral, ou na impossibilidade de encontrá-los, usar apenas um pano úmido limpo, água e sabão neutro.

Fonte:Styl Pedras
Imagens: Pedraria Ivoti


Nossa...esse assunto vai longe, então se alguém tiver alguma duvida, ligue jahhhh!! ou deixe um recadinho mesmo!!! byeee

16 comentários:

  1. Adoro o granito. Acho que ele dá um aspecto requintado aos ambientes ou móveis em que é empregado.

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. A bancada da minha cozinha é em mármore. Eu gosto, apesar de que o apto é alugado e se fosse meu não teria feito essa bancada.
    Bom final de semana.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Hum....depois te mando a foto da minha escada, ficou linda!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Deise! adorei! vou indicar no próximo post dos lins imperdíveis, tá? bjs

    ResponderExcluir
  5. Anônimo30/4/10

    Oi deise tudo bom, que saudades de você e do seu espaço, nossa to sem net em casa que ta tendo uma pequena reforma nossa ta a maior correria, e na facul tbm nossa, nem me fala...a deixa eu te contar, essa semana tivemos que fazer um trabalho bem básico sobre alguma arquiteta, falar um pouco sobre alguma arquiteta, imgina, falei de você, nossa foi bem legal, to tentando vir fazer posts frequentemente mais está muito difícil e a divulgação intão nem me fala.!!!

    beijos deise saudades..

    ResponderExcluir
  6. Acho que o granito dá mais requinte a tudo!! Na casa da minha mãe quase tudo é de granito. Na minha casa também colocarei...É muito mais caro, mas acho bem mais bonito!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo13/5/10

    Oi Deise... as pedras naturais(mármores e granitos) são lindas mesmo!!! Mas se não tiverem um exelente profissional as projetando, perdem a graça!!!... Não é mesmo???
    Amo teus projetos.... as fotos estão lindas...nem parece que fui eu quem as confeccionou.
    Obrigaduuuu.

    Bejos... Cenilda
    Pedraria Ivoti

    ResponderExcluir
  8. Anônimo10/11/10

    Olá,

    Gostaria de algumas sugestões de rodapé para sala em granito ou marmore.
    Obrigada!
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  9. Anônimo21/2/11

    Olá

    Além das pias e escadas,gosto muito de móveis de mármore pois são fáceis de limpar e não cansam o ambiente!!!Eu encontrei uma loja especializada,o nome é Armênia Móveis.

    Obrigada pela ótimas dicas!!!

    Paty

    ResponderExcluir
  10. Anônimo3/3/12

    Ola, gostaria de uma opiniao. minhas casa é bem contemporanea, estou na duvida em que colocar no piso aquele beiral da marquise de entrada da casa um esça pequeno, mas que é o cartao de visita. obrigada. malu@acosuranio.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ola! desculpe, porem nao compreendi sua duvida! ;)

    ResponderExcluir
  12. Anônimo25/10/12

    quero fazer uma cozinha sob mediada
    quero botar marmore em toda ela
    o que vc acha disso
    so quero preto
    a cozinha vai ser branca com preto

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Deise Soares,

    Sou marmorista . Trabalho com materias nacionais e importados.
    www.marmorariagranstar.com.br

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Deise Soares,

    Sou marmorista . Trabalho com materias nacionais e importados.
    www.marmorariagranstar.com.br

    ResponderExcluir
  15. Anônimo4/2/13

    meu marido e marmorista ele faz de tudo na minha casa tem um rack de granito e muito linda.

    ResponderExcluir
  16. Marmoraria Aurora27/3/14

    Olá trabalho com mármores e granitos nacionais e importados, variedades em cores. Faço de tudo, cozinhas, escadas, banheiros, jazidos, mesas, divisórias para banheiros, revestimentos de elevadores, etc.
    e-mail: auroramarmoresegranitos@outlook.com

    ResponderExcluir

Olá!! Arquitetando alguma Ideia?! Deixe aqui um recadinho!!!! Vou Adorar!

| + ideias |

Related Posts with Thumbnails