Blog da Arquiteta Deise Soares! Um mix de ideias, projetos & objetos, arquitetura & decoração, design & arte, estilo de vida & muitas coisinhas fofas...tudo isso....e mais um pouco. Um arquivo de tudo, do que é diferente e interessante, e mostra que a arquitetura está em tudo e em todos! Ano V


26 março 2010

Acabamentos em Móveis. COMO É?

Você chega na loja e vendedor tenta te explicar...hum esse armário é MDF (fazendo a cara de entendido), e daí? Por ser MDF, ou Aglomerado, não faz tanta diferença assim, (aposto que não sabiam), pois é o MDF é um aglomerado sofisticado. Então onde está a diferença nos valores dos móveis? São muitos os fatores!! Desde a espessura do MDF, aos encaixes, metais, corrediças, e principalmente o acabamento dado, que é o que deixa o móvel com o aspecto que vocês vêem nas lojas! De MDF são feitos a maioria dos móveis planejados e de marcenaria, na verdade ele é a estrutura de quase todos os móveis. A diferença está no acabamento! E que acabamento escolher? Ai depende de preço, prazo, estilo e destaque que você quer dar!
Acabamento Melaminico, é aquele que, popularmente falando, imita a madeira, sabe aqueles desenhos maravilhosos que você jura ser madeira, pois é são melamina, que nada mais é do que um papel impresso com a imagem da madeira colado sobre o MDF e por cima recebe uma resina especial.(simples assim? Aham) Também poder ser apenas de uma cor só. Não permite muitos detalhes nos móveis. E você reconhece ele pelas emendas e pelos acabamentos nos cantos dos móveis.

Foto móveis Butzke
Acabamento Com pintura, pode ser laqueado, que á pintura mais nobre, com auto-brilho ou fosco, da cor que você imaginar! Pode ser pintura especial, tipo pátina, ou Fórmica Líquida, Verniz, ou tingimento para mudar o tom da madeira (funciona em laminas de madeira ou madeiras maciças).

Acabamento com Lamina de madeira, ao invés de usar a melamina para cobrir o MDF usa-se uma lamina finíssima de madeira de verdade! Esse acabamento também é mais refinado, geralmente usado em marcenarias sob medida!
Sobre esse acabamento ainda se pode tingir a lamina, escovar, envernizar.
Deve estar pensando...e agora? Que Confusão, como vou escolher? Calmaaa..para tudo tem um porque....o 1° quesito é o bolso!!Os valores desses acabamentos chegam a ter diferença de quase 100% sobre o orçamento final! Por esse motivo a melamina é a mais popular!

Minhas dicas são: Compre ou mande fazer móveis com MDF de espessuras igual ou acima de 18mm (o barato de 15mm é ruin!), MDF não aceita prego! Tem que ser com encaixes ou cola! Para cozinhas, áreas de serviço, escritórios comerciais, dê preferência a fórmica líquida. Móveis de MDF laminados ou com melamina não são amigos de água, utilize um pano umido para limpeza. Observe os acabamentos das bordas dos móveis quando comprar móveis prontos!

Nossa esse assunto da caldo, pessoal se ainda restam dúvidas compartilhe aqui! Vou adorar!

58 ideias comentadas:

Jaqueline disse...

nossa que legal, vai ser muito legal mal posso esperar. Sobre o post, eu adoro esse acabamento com lamina de madeira acho super bonitos, mais uma dúvida eles são colados na parede certo?, e eles tem uma boa durabilidade?, a pintura preta da mesinha eu achei tao sofisticado, usaria tranquilo em algum projeto. Obrigado pelas dicas, e tenha uma ótima sexta beijos

Arq Deise Soares disse...

Oi jaqueline, Essas laminas fininhas de madeira são coladas no mdf também!E depois recebem um tipo de verniz para acabamentos! E sim, são resistentes, porem merecem cuidados como qq outro móvel! bjus!

Jaqueline disse...

ah entendi, obrigado por esclarecer minha dúvida.boa sexta!

Ana Carla disse...

Deise
Adorei o post, vou até ler mais sobre.
bjos

Regiane disse...

Oi Deise
Adorei sua visita e o recadinho tão fofo!!

Tenho certeza que você tem alguma habilidade,escondinha pra ser descoberta.

É só começar com projetos e ideias bem simples que com o tempo você vai amar!
Beijocas
Regiane

Edna Sucar disse...

Adorei a aula.
bjks

Marly disse...

Oi, Deise,
Gostei muito dos esclarecimentos!
Me entristece porém, saber que adotamos os aglomerados, enquanto as nossas nobres madeiras são usadas para fazer os móveis dos gringos!
Beijão e bom fim de semana.

Carol Carneiro disse...

Deise, parabéns pela postagem, gata! Acho q/ assim as pessoas vão entender melhor sobre o quê compram. Todo cliente pergunta pra gente quando fecha um projeto e especificamos os materiais..."mas qual a diferença?..." É muito importante explicar direitinho para não cair na "lábia" de ALGUNS vendedores q/ não trabalham c/ bom material, mas quer enganar o cliente achando q/ este não vai saber diferenciar.
bjs: Carol Carneiro

Tauana disse...

Adoro suas dicas, sempre tão úteis.
Bitocas!!

Ângela disse...

Deise,bom dia! este post foi ótimo, muitos clientes tem inúmeras dúvidas que as vezes não conseguimos tirar, assim ficou muito mais fácil. Boa semana, e obrigada.
beijokas

Anônimo disse...

ola me chamo Patricia,sou dentista mas ADORO decocracao, eu mesma projetei os ambientes do meu novo ape,gostaria de saber mais sobre os moveis laqueados o q e melhor com brilho ou sem?, isso 'e o mesmo q microtextura?
um abraco,e obrigada

Arq Deise Soares disse...

ola! laca com brilho ou sem é questão de gosto, e de bolso, rsrsrr o com brilho o valor é maior, mas a resistencia de ambos é a mesma! alguns marceneiros chamam de microtextura a laca, mas na verdade a tecnica de pintura é um pouco diferente, porem o resultado para o fosco, é o mesmo!
byeee

Anônimo disse...

Ola Deise... Pode me esclarecer uma duvida... tenho armarios nos quartos com acabamento melaminico, e possivel recicla-los, mudando a cor... se sim, qual a melhor opcao... desde ja agradeco !!!

Anônimo disse...

Ola Deise, me chamo Elisaine, e gostaria de saber se e possivel, nos moveis com acabamento de melamina, reforma-los, trocar a cor, enfim... meus armario tem esses acabameto e gostaria de clarear o tom... preciso de um profissional ou pode ser do tipo faca voce mesmo ....

Arq Deise Soares disse...

Ola Elaine,
é possivel pintar a melamina sim, mas aconselharia usar um marceneiro para isso, caso nao queria se arriscar a nao dar certo! ;)

Anônimo disse...

Cara Deise

Tenho uma cama de mogno e gostaria de saber se posso aplicar este acabamento de melamina e onde posso comprar este material em Campinas/SP

Grata pela atenção

Suzely

Deise Soares |arquiteta| disse...

Oi Suzely, se voce tem uma cama em madeira, sugiro dar uma "repaginada"apenas com pintura, seja colorida...branca...ou apenas verniz.... quem sabe patina... a melamina é instalada para dar acabamento sob o mdf cru. Deves valorizar a sua peça de mobiliario em madeira natural!! outra obs: a melamina é instalada apenas em superficies lisas, sem relevos!

abraços

Karine Torres Furtado disse...

Olá, tenho duas mesas e um balcão feito em MDF e com acabamento melamínico. Posso trocar esse acabamento? A mesa é branca e gostaria de mudar para bege ou marrom. Obrigada.

Anônimo disse...

Olá, adorei as dicas. Estou pensando em fazer um rack de mdf (melamina). Já fiz uma mesinha e usei fita de borda nas laterais para dar o acabamento, mas não gostei do resultado, pois as quinas não ficam bem acabadas. Como poderia melhor isso no rack que pretendo fazer?

Deise Soares |arquiteta| disse...

ola!! acabamentos com melamina, sao feitos apenas com as fitas de borda, o q pode te ajudar é a cola, o clima, e as ferramentas para ajudar a ficar as fitas, no mais, é caprichar! ;)

Anônimo disse...

gostaria de saber se a mesma formica usada em moveis, tbm pode ser usada para revestimentos em paredes de alvenaria?
Parabéns....

Ilma
Caruaru-Pe

Deise Soares |arquiteta| disse...

formicas para revestimentos de paredes sao diferentes das usadas no revestimentos de moveis!
as laminas sao diferentes, pois uma sao para uso interno, e outras para uso externo!
formica liquida...q é a pintura, nao é usada para alvenaria!

Anônimo disse...

Bom Dia .

Deise.
Meu esposo e marceneiro a 25 anos e agora temos a 1 ano nossa propria marcenaria e estamos fazendo o site da empresa . Será que vc pode me ajudar estou pensado em colocar a foto de uma móvel e descrever o que use nele uma descrição rica em detalhes mais não sei com fazer isto . Posso de encaminhar uma foto para analisar e me ajudar ?

Eli

Deise Soares |arquiteta| disse...

ola, pode enviar sim, nao te prometo responder com rapidez! mas te ajudo a montar um texto!
abraços

Anônimo disse...

ola! estou querendo fazer uma cozinha mas não sei se uso o mdf ou formica,qual e o melhor e a diferencia.
obrigada priscila

Deise Soares |arquiteta| disse...

Todos os moveis sao feitos com MDF, a diferença esta no acabamento, formica liquida, que é um tipode pintura, ou melaminas, que sao aquela placas prontas!
Por resistencia a melamina é melhor, por qualidade as duas sao otimas, resta fazer com um otimo marceneiro. O movel pintado sempre tera maior valor economico, e estetico!

Lucas GOMES CASTRO disse...

Olá,

Eu e minha esposa estamos procurando idéias para cozinha e vimos vários modelos que não utilizam granito mas apenas madeira tipo MDF com melamina. Nossa preocupação está em se este material é resistente a água? Pois nos modelos que vimos ele é utilizado inclusive na parte da pia. O que você recomenda?

Deise Soares |arquiteta| disse...

Voce diz usar mdf no lugar do tampo?!
Provavelmente voces viram isso em algumas lojas, onde as cozinhas nao sao utilizadas!
nao recomendo nao!! esse material em contato com a agua estrada na hora!!
utilize granito ou silestone, ou entao tampo em inox.

OnMyWay2Heaven disse...

Boa tarde, se eu quiser pintar um movel de melanina, para reciclá-lo, qual o tratamento que lhe devo dar? Obrigada :)

OnMyWay2Heaven disse...

Boa tarde, se eu quiser pintar um movel de melanina, para reciclá-lo, qual o tratamento que lhe devo dar? Obrigada :)

Anônimo disse...

Olá Deise,encomendei um rack branco de formica, porém não gostei do acabamento das bordas, parece que foi pintado e com pequenos machucados.Existe alguma fita adesiva branca que eu mesma possa aplicar? Pois o tal marcineiro sumiu.Obrigada pela resposta.

Anônimo disse...

Olá,deise...Gostaria de saber se num armario de cozinha o que é mais durável e bonito:Laca(com brilho) ou o acabamento sem brilho(não sei o nome que o vendedor da loja deu),pois o apto é para aluguel,então tenho medo do inquilino não ter muito cuidado com o armario.
Laqueado com brilho é muito vulneravel?Se riscar,tem como consertar ,pintar ou trocar com o tempo?
Obrigada

Anônimo disse...

Olá,
Mandei fazer uma cozinha de mdf revestido de melamina, inclusive um painel, que ficará entre os armários inferiores e os aéreos, na parede, cobrindo a cerâmica. Se eu colocar um roda-pia (espelho), em granito de 15cm de altura, esse painel fica viável ou precisará ser de uns 20cm para proteger melhor? Se molhar estraga rápido?

Deise Soares |arquiteta| disse...

Esse painel é de que material? se for de melamina nao estraga tao rapido, mas tenha ideia de que MDF ou qq madeira, que pega agua... corre o risco de estragar! o espelho de granito ajuda a barrar a agua imediata, quanto mais alto, melhor!

Anônimo disse...

Entendi Deise, vou fazer o espelho de 20cm então. Outra questão é que o painel é parecido com madeira de demolição, mas mais suave, bege, não muito rústico nem escuro, com leves veios cinzas..os aéreos todos de vidro bege clarinho e os inferiores brancos. Toda composição aérea é rodeada por tamponamento de 3cm na cor de madeira do painel. O balcão divisório terá armários brancos em baixo. Que granito ficaria melhor, branco tipo itaúnas ou preto absoluto? Minha cozinha tem 7m² e é retangular. O balcão americano será revestido por fora com a mesma "madeira" do painel, que também revestirá um "comedor" que passará por cima da bancada (com granito) desse balcão. Obrigada.

juliana disse...

oi, existe diferentes tipos de MDF? Digo MDF comum, sem ser laminado ou etc.
Como reconheço um MDF de boa qualidade. Corre o risco desse tipo de material (15mm),em forma de prateleira, sofrer curvaturas dependendo do peso que estiver sobre ela?
O MDF branco corre o risco de amarelar com o tempo? E se pegar Sol caso esteja próximo a uma janela?

Para armario de cozinha, qual é o melhor tipo de material a utilizarcom relação a durabilidade, manchas, agua?
Mts perguntas.rsrrs
parabens peo seu blog

Anônimo disse...

Olá...

Bom fiz um passa prato com balcão em granito são gabriel. Agora estou pensando em fazer o acabamento da moldura em madeira. Estou com dúvida em colocar madeira ou MDP / MDF, caso seja em MDP ou MDF com isso posso pregar-lo com parafuso ou tem que ser colado direto na parede? E depois estou pensado em colar laminado ou melmina para dar o acabamento.

Ou colocar madeira mesmo que será um pouco mais caro, com parafusos para isso precisaria colocar alguma massa também ou somente o parafuso? E depois finalizar com a melamina ou laminado de madeira.

Isso é possível?

Não sei se ficou claro minhas dúvidas.

Anônimo disse...

Parabens por sua explicação, detalhes e ajuda humana. Muito obrigado.

Se caso quiser me escrever pq não tenho nenhum outro tipo de conta.

tiago.mvale7@yahoo.com.br

Leticia disse...

Olá Deise,

Gostaria de saber se essas folhas de madeira crua aderem em cima de móveis que já tenham revestimento de fórmica ou o conhecido "BP"

PS: Adorei o post, muito bom!

beijos

Anônimo disse...

Olá Deise, posso retirar a folha de madeira dos móveis de quarto, pois estão quebrando e caindo. Caso possa, depois posso fazer o processo de encerar? Ou outra sugestão?

Cleide disse...

Olá, o folheado de madeira do meu móvel de quarto está quebrando e caindo. Posso arranca-lo? ₢aso possa, depois posso fazer o processo de encerar ou outra sugestão?

Anônimo disse...

Boa Noite.
Poderia me tirar uma duvida, alguns profissionais dizem que o mdf melaminico é mais resistente e portanto melhor que o mdf revestido com formica, o que vc me diz.
Abraço

Deise Soares |arquiteta| disse...

ola, vc quer dizer formica liquida(pintura?) realmente é sim! e for formica para revestimento
é a mesma resistencia!

Anônimo disse...

Olá Deise. Gostaria de saber uma coisinha conntigo. Mandei fazer uma cozinha mdf. As fitas de borda abs estão amareladas e o resto da cozinha continua branca. POsso pintar essas fitas abs? A tinta pega nesse material. Está tão feio!!! Vc tem outra sugestão? Acho qe trocas a fita pode danificar o móvel na hora de arrancar. Queria mesmo era pintar. Aguardo suas considerações. Grata. Magali

Deise Soares |arquiteta| disse...

Ola magali! eu ja vi pintarem sobre a melamina, mas NAO APENAS sobre as fitas! nao sei se a diferença nao continuaria a aparecer! acredito que a trocar seria a melhor opçao! feita, claro, por alguem especializado!

Anônimo disse...

Oi Deise! Poderia me dizer a diferença do MDF laqueado e do MDF com a pintura de fórmica. Qual é o mais caro?

Anônimo disse...

Oi Deise.
Estou percorrendo a Internet para buscar informações adequadas sobre móveis e acabamentos. Mandei fazer um móvel grande em MDF melaminico e estou um pouco arrependida, depois de ler uma série de comentários sobre acabamentos, fitas, etc.
Agora preciso fazer mais três peças e optei pelo MDF com lâmina de madeira pre composta. Pensei em uma pintura com acabamento fosco. É para um balcão de sala de jantar, uma mesa de centro grande e uma mesa de canto. Melhor do que o MDF melaminico?
Muito obrigada!

Anônimo disse...

Fiz o orçamento para o jogo de quarto para meus 2 filhos ( 5 e 7 anos) e no jogo de quarto tem duas escrivaninhas conjulgadas brancas. O meu medo está sendo para limpar possivel rabiscos de lápis, caneta, canetinha. Qual acabamento recomendado para colocar no tampo desse escrivaninha?

Deise Soares |arquiteta| disse...

Olá! nao existe acabamento que seja anti caneta e rabiscos de lápis, tampos em fórmicas sao mais faceis de limpar. se optar por melaminas, a dica é por um tampo de vidro fixo sobre o tampo de melamina.

Anônimo disse...

a minha cozinha é planejada com MDf e Mdp e gostaria de pintar umas peças de canto vazadas de preto (elas são Brancas), que tinta devo usar. E se posso pintar

Renato Barros disse...

Olá Deise,
Primeiro quero parabenizar seu blog, gostei da suas explicações porém tenho uma dúvida.Desmontei uma gondola de loja feita em mdf cor branco fosco e gostaria de fazer uma bancada para meu quarto unindo três placas para ficar com uma espessura legal.Minha dúvida é se posso fazer essa bancada com laca brilhante.

Rafaela disse...

Olá, gostaria de saber, eu estou pensando em dar uma repaginada na minha cozinha, que é feita sob medida, mas a cor creme está meio antiga, o que posso fazer para melhorar e modernizar sem trocar todos os moveis? eu tinha pensado em mandar pintar, mas nao sei se dá certo depois dos moveis prontos.... ou talvez trocar apenas as portas e tampos de gavetas... qual a sua sugestão?

Deise Soares |arquiteta| disse...

Olá rafaela! pintar é uma otima soluçao!
tambem podes trocar a frente de algumas portas por ports de vidros e os puxadores, mas cuidados para eles terem as mesmas dimensoes nas furaçoes!! é uma otima saida para repaginar os moveis!

roberto rodrigues disse...

ola arquiteta deise ... quero saber se por cima de uma peça colada o papel imitando madeira e depois com a resina...quero saber se tem alguma tinta para mudar a cor. ou que tipo de trabalho posso fazer para mudar a cor .

Artesanato em MDF disse...

Voltei pra ver as Novidades
abrass..

Anônimo disse...

Para armários de cozinha totalmente na cor branca sem veios o qual material é melhor independentemente de preço? É melhor usar marceneiro ou loja especializada? As mesma perguntas para armário de quarto de porta de abrir e não de correr e a mesma perguntas para estante de sala com 3,40 de largura e 2,10 de altura com portas de abrir para guardar livros e que neste caso não seja presa na parede da sala. Todos móveis citados sempre na cor branca sem veios no total. Por último uma pergunta: existe MDF BP, um outro acho que FF e outro chamado melamina. Qual a diferença entre MDF BP e MDF melamina? OSB é melhor que Compensado naval? Como saber se é naval mesmo? Att.

Anônimo disse...

Para armários de cozinha totalmente na cor branca sem veios o qual material é melhor independentemente de preço? É melhor usar marceneiro ou loja especializada? As mesma perguntas para armário de quarto de porta de abrir e não de correr e a mesma perguntas para estante de sala com 3,40 de largura e 2,10 de altura com portas de abrir para guardar livros e que neste caso não seja presa na parede da sala. Todos móveis citados sempre na cor branca sem veios no total. Por último uma pergunta: existe MDF BP, um outro acho que FF e outro chamado melamina. Qual a diferença entre MDF BP e MDF melamina? OSB é melhor que Compensado naval? Como saber se é naval mesmo? Att.

Luisa KB disse...

Olá!
Adorei o post.
Tenho uma dúvida, vou fazer um balcão para a minha lanchonete, o marceneiro indicou fazer o tampo (balcão) de mdf naval que diz ser resistente a agua e ter um acabamento bonito e na parte de alvenaria que é o suporte colocar fórmica. É uma boa escolha?!

Postar um comentário

Olá!! Arquitetando alguma Ideia?! Deixe aqui um recadinho!!!! Vou Adorar!

Related Posts with Thumbnails

Compartilhe