Blog da Arquiteta Deise Soares! Um mix de ideias, projetos & objetos, arquitetura & decoração, design & arte, estilo de vida & muitas coisinhas fofas...tudo isso....e mais um pouco. Um arquivo de tudo, do que é diferente e interessante, e mostra que a arquitetura está em tudo e em todos! Ano V


19 março 2010

Piso Laminado, Como é ?!

Pessoal está aberta a temporada da semana Como é ? vocês sabem...dúvidas deixem um recado, ou mandem um email, Twitter também vale!!
Detalhe piso laminado usado na parede!!Foto Eucafloor Rustic
Essa semana é a vez dos pisos laminados! Atualmente os pisos de madeira existentes no mercado podem ser divididos em:
*pisos de madeira natural: carpetes de madeira (substrato de compensado revestido com lâmina de madeira natural) e assoalhos.
*pisos laminados: de alta pressão (tipo fórmica) e de alta resistência (tipo flutuantes).

Os laminados são aqueles pisos produzidos com um revestimento decorativo. Ou seja, a decoração do revestimento é feita por computador. Tem aspecto e cor de madeira porque é desenvolvida a partir de uma lâmina real, que é digitalizada e impressa no revestimento que é coberta por um filme cristalino, o overlay, que tem alta resistência à abrasão. Completamente diferente de carpete de madeira que são lâminas de madeira que após instaladas receberão um verniz.
Foto Durafloor Nature - de Luiz Rochelle
Seja pela estética ou pela facilidade de manutenção, os pisos laminados têm sido cada vez mais utilizados em residências e ambientes comerciais, pois suas principais vantagens são sua rápida e fácil instalação! Porém nunca é demais contratar alguém especializado, pois todo material querer seus cuidados especiais!!
Foto Eucafloor Rustic

Dica de profissional: nunca instale em pavimentos térreos úmidos! Piso laminado não é amigo de água! Sim ele risca! Não utilize água sanitária! Limpeza apenas com pano levemente úmido e sabão neutro, no máximo um aspirador ou vassoura com cerdas macias! Existem várias paginações (ou desenhos) de instalações! Siga corretamente as indicações do fabricante! Juntas de dilatações são extremamente necessárias! Procure sempre instalar o piso perpendicular as aberturas do ambiente...assim futuros defeitos são menos visíveis!
Depois dessas dicas e cuidados, agora é sé escolher um dos vários e lindos modelos para sua casa!!! Difícil missão não é!

Acabamentos são e sempre serão um dos assuntos de mais dúvidas, também não é para menos, eles são a cereja do bolo da sua obra ou reforma!! Falando em bolo, agendem ai...segunda tem pessoa de aniversário (eu eu eu)!!!

54 comentários:

  1. OIe Deise tudo bom??
    Adorei a aula de piso laminado, estou pensando em colocar lá em casa, porém não gostei muito do "sim ele risca" rs, como assim??? Juraram pra mim que não riscava. Mas risca fácil?? Porque o carpete de madeira minha mãe têm na casa dela e qualquer coisa risca, é horrível.
    Bitocas!!!

    ResponderExcluir
  2. Ai ai deprimi geral rs... não acredito, eu jurava que tinha encontrado o piso dos meus sonhos!!
    Por um acaso têm algum piso que não risca??? rs.
    Bitocas e adorei a atenção, já tô até abusando rs.

    ResponderExcluir
  3. Tauana! Obrigada pelo recado, que bom que gostou do assunto dos laminado!! Simmm eles riscam sim!!!...não é de um dia para o outro, claro, mas...cadeiras sempre no mesmo lugar, tipo jantar, escrivaninhas, com o tempo tiram o "brilho". Por isso limpeza somente com panos e cerdas macias!! Sapatos com areia tambem riscam! Voce pode ver mais detalhes nos sites dos fornecedores! E abra o olho com vendedores!!!

    ResponderExcluir
  4. Deise! tem uma leitora lá do blog querendo saber sobre isso e vou enviar o link prá ela!! adorei o post tb. bjs ótimo fds

    PS: já parou de pensar na penteadeira meia mesa? rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Oi, Deise!!!

    Hoje, domingo, o BLOG'ARTE vai fazer sua primeira PROMÔ!!!
    Passa lá pra participar!!!

    Beijins e bom dia!!

    ResponderExcluir
  6. Deise, parabéns pelo aniversário, acho que já estive aqui outras vezes,gosto muito de seus posts, estu sempre por aqui, além disso somos colegas de profissão. Quando tiver um tempinho vá me visitar, será muito bem vinda.
    Mais uma vez parabéns, muitos projetos, muita criatividade, muita sorte, muito tudo de bom sempre.
    beijokas com carinho

    ResponderExcluir
  7. DEISE,Sempre que posso estou por aqui lendo seus posts,vendo seu blog que gosto muito, e pra completar somos colegas de profissão. Parabéns pelo aniversário, muitos projetos, muita criatividade, muitas coisas boas, não só hoje pela passagem de seu aniverário, mas sempre!!!
    Quando puder vá me visitar, estarei te seguindo.
    beijokas com muito carinho

    ResponderExcluir
  8. Deise, como é bom essa troca, adoro quando isso acontece!!!!!
    obrigada pela visita.
    Pensei que um dos comentários acima tivesse sido eliminado, mas tudo bem melhor assim.
    beijokas, e aproveite muito seu dia!!!!

    ResponderExcluir
  9. Sou eu a menina que a carmen havia se referido... bem, eu estou reformando meu quarto, e quero trocar o piso, estou pesquisando... so alérgica, e queria fazer um ambiente que fosse bom para uma pessoa com essas condições. A Carmen do Achados de Decoração me redirecionou pra ca, o problema é que eu DETESTO madeira, estou me livrando de tudo que é de madeira, e é um dos motivos pelo qual quero trocar meu piso, que já é de madeira e está todo cagado...

    Pensei em piso vinílico, mas não acho ninguém falando nada além das lojas que, é claro, só vão falar os prós.
    Outra coisa, não estou com muuuuita grana, queria uma opção barata e que eu mesma pudesse colocar, meu namorado disse que ele mesmo colocou o piso vinílico na casa do pai dele, e venho pensando nessa opção...

    Queria saber o que vc acha, se vc tem alguma loja pelo RJ pra me recomendar, ou outra opção.

    E parabéns pelo blog, viu... vou te adicionar aqui, amo decoração, gostei dos seus posts, e como blogueira sei como é difícil manter um compromisso de manter um blog...

    Beijos!

    Nath

    ResponderExcluir
  10. Oi Natasha! Então, piso vinilico existem em placas ou em mantas, até mesmo liquido!!!eles são uma opção rapida e mais em conta, precisa ser muito bem colocado para ter uma vida útil longa, evitando que "enrugue" ou rasgue nos caso das mantas e que quebre e descole no caso de placas!!Eu considero uma opção quando ja não existem nenhuma outra, e como vc nao gosta de laminados...é realmente de se pensar! Cuidado também com o piso que ficará por baixo da nova instalação, pois deverá estar regularizado, se não, deixará marcas com o tempo no piso vinilico novo!!!Tipo..se vc tem tacos de madeira...e colocará o vinilico em manta...com o tempo os desenhos dos tacos irão aparecer! Ja tive casos que o piso estragou com o tempo e casos que estão a 10 anos intactos!! Qt a lojas, procure uma loja especializada em revestimentos do tipo laminado, e carpetes, geralmente eles fornecem o vinilico tb, porem nao fazem grandes propagandas!!
    Obrigada pelo recado! Quanto tiver uma dúvida so perguntar! espero ter ajudado!!! Vou pesquisar alguma outra alternativa!!!
    bjus

    ResponderExcluir
  11. Oi Deise, olha meu piso é flutuante de madeira mesmo e no quarto de meu filho devido aos rodízios da cadeira ficou riscado, feio mesmo. Então passei uma cera liquida que me arranjaram e tapou todos os riscos, claro que quando se notar vou ter de passar de novo. Mas é uma solução.

    ResponderExcluir
  12. Ola! Obrigada por deixar essa dica aqui no blog!!!

    ResponderExcluir
  13. Brigada, linda!!

    Não sabia que existia o piso vinílico líquido! Eu penso em comprar manta mesmo... falta muita coisa ainda no meu quarto, mas o piso é uma das coisas principais viu...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Olá!!
    Vou colocar piso laminado Eucafloor/linha elegance na casa toda,mas fiquei receosa pois se trata de um sobrado e já li que no térreo não é bom colocar,mas nas empresas que vendem eles dizem pra usar um plástico antes da manta.
    O que você como profissional acha?
    Me ajude!
    Nani

    ResponderExcluir
  15. Ola Nani, o mais indicado é não utilizar, mas tudo depende da umidade existente no local!! O que pode ser feito é um testezinho, sobre o contrapiso antes de ser colocado o laminado forre um quadrado de 60x60 com plastico transparente e cole toda sua borda com fita ..deixe assim algusn dias...e vc vera a umidade sob o plastico...assim tera certeza se o local vai passar umidade para o piso...ou não!! Espero ter ajudado ahh e peça garantias do revendedor!!! byeeee

    ResponderExcluir
  16. Opa, sou arquiteta também. Estou lançando agora um blog de arquitetura, para tirar dúvidas das pessoas e tb esclarecer e fortalcer nossa profissão, explicando a necessidade do arquiteto para as pessoas.
    Me segue: http://decoresaltoalto.blogspot.com

    Seu blog é ótimo, há muito que acompanho. Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo4/5/10

    Gostaria de saber qual é a cor do laminado da primeira foto

    ResponderExcluir
  18. O Piso utilizado na 1º foto é o Eucafloor Rustic carvalho cordoba!

    byeee

    ResponderExcluir
  19. Cleo Silva7/6/10

    Por favor, gostaria de saber se o piso laminado tem mesmo horror a água, tipo: nem uma gotinha de chuva na janela?!
    pq nao gosto de piso frio no quarto.
    Fui orientada que o carpete de madeira é mto ruim e que hoje o laminado tá com tudo...mas gente.. verdade que nao pode cair nem uma lágrima de água?!
    Pra limpar tenho que ficar com a mao vermelha de tanto torcer o pano prá tirar a água?
    Você pode me ajudar?
    Descobri seu blog hj e gostei mto!
    Obrigada
    Cleo

    ResponderExcluir
  20. Adriano10/7/10

    Estou pensando em colocar laminado no meu apartamento novo, mas tenho um cachorro (cocker), que adora uma corrida. Minha duvida é cachorro pode riscar o pio laminado ?

    ResponderExcluir
  21. Ola adriano! as corridas do cachorro inicialmente podem nao riscar, mas com o tempo e sempre no mesmo local podem desgastar o piso e ir aparecendo aos poucos alguns riscos! Claro que isso é com o tempo! como se fosse uma cadeira com rodizios sempre no mesmo local!

    na duvida entre em contato com alguem que ja instalou o piso, e com o fabricante!

    abraços a todos!!!

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    minha sala tem piso laminado marifm. Acontece que tenho uma lareira e na volta dela foi colocado lajota (eu já comprei o apartamento assim). Entre a lajota e o piso laminado colocaram uma espécie de faixa em metal, que acho horrível. O que posso fazer? Que outo material posso usar na volta da lareira e que faça uma composição bonita com o laminado?

    Obrigada,
    Rosi

    ResponderExcluir
  23. Oi,

    A água tira a camada overlay do piso, caso não seja seca rapidamente? caso isso aconteça, tem algum produto que serve para dar o aspecto de overlay°

    ResponderExcluir
  24. ola!!!
    Rosi, geralmente colocamos granito para dar acabamento no píso ao redor da lareira, infelizmente com o piso laminado a junta sempre é feita com o material que o proprio fabricante recomenda...q nao fica muito bonito mesmo...ou se fizer um acabamento bemmmm feito...deixasse sem nada (o q o fabricante nao recomenda) o q vc pode fazer é por um acamaneto entre o granito e o laminado feito sob medida em inox...algo bem discreto!

    ResponderExcluir
  25. Ola max!
    realmente nao sei lhe responder no caso de agua parada. Claro q ela ira prejudicar o laminado no caso de infiltrar a camada de overlay! mas nao sei lhe dizer a duração da proteção!
    seria bom verificar com algum fabricante!!!

    abraços

    ResponderExcluir
  26. Puxa vida! nem pra responder minha pergunta... eu que gostei desse blog! continuo na dúvida em relaçao ao contato com água..

    ResponderExcluir
  27. ops...cleo "sorry" se nao ficou claro sua duvida sobre o laminado! geralmente respondo no blog ou no email da pessoa e aqui tb, realmente seu comentario me fugiu!
    Mas obrigada por me puxar a orelha! rsrsrs

    Tambem nao vamos ser taOOOO radical! nao é o caso de nem uma gotinha de agua! a limpeza é feita com um pano quase seco ou flanelas secas! veja q o material nao é madeira maciça!! e sim um LAMINADO!! ou seja, um mdf revestido ...e nem pensar agua a vontade!!! Laminado é facil de limpar e de manter, mas temos que tomar esses cuidados! nao é que vc vai morrer se cair um copo de agua, claro que nao...mas com certeza vc vai ter que secar o quanto antes para a agua nao infiltrar, veja bem, infiltrar!!!! ela nao vai manchar seu piso se cair...mas pode infiltrar para a base do piso..e ai...ja era!

    ResponderExcluir
  28. Deise, bom dia que bacanaa ideia do piso revestindo a parede amo assim...bj e boa semana

    ResponderExcluir
  29. Anônimo25/2/11

    adorei as dicas,achei super interesante e muita legal para as donas de casas com tantas duvidas,bjs.

    ResponderExcluir
  30. ciro silva21/6/11

    Oi, como farei para acabar um laminado junto ao trilho metálico da porta corrediça e após um degrau?

    ResponderExcluir
  31. Anônimo30/8/11

    Vou trocar o piso da minha casa, mas quanto mais leio, mais dúvida fico. Continuo na pesquisa. Adorei o blog. Gostaria de informações de alguem que já tem o piso em casa por alguns anos para troca de experiências.

    ResponderExcluir
  32. Anônimo28/1/12

    Me ajude!!!! Meu apartamento tem portas de mogno vou colocar um laminado na sala e nos quartos me ajude qual devo colocar para ficar elegante .

    ResponderExcluir
  33. Anônimo13/2/12

    ola, gostaria de saber qual o ome ds pisos utilizados na decoração que aparece nas fotos acima...estou com muita dúvida de qual colocar..estou tendendo mais para liha rustic mas nao queria algo puxando para o "amarelado"....pensei em casablanca, carvalho antigo...se tiveres foto deste..pq só olhando o mostruário não da pra ter noção do todo..

    ResponderExcluir
  34. Dúvida: colocar rodapé de granito no piso laminado? fazer a escada de granito ou laminado??? Algum decorador/ARQUITETO de plantão para me ajudar? Socorro!!!!
    estou entre as cores: nogueira natural para o laminado e o icarai para o granito

    ResponderExcluir
  35. priscilla, tudo depende muito do restante dos seus acabamentos. a escada sempre que possivel de granito ou marmore, valoriza o imovel!! de laminado nao da acabamento, apenas se for de madeira natural feito sob medida!!!
    um arquiteto ou decorador nao pode te dar uma sugestao de cor e material sem conhecer seu projeto, é preciso mais informaçoes do que apenas cor!

    ResponderExcluir
  36. Ana Paula27/5/12

    Olá! Deise eu comprei uma casa e temos que partir do zero. Optamos por piso laminado na parte superior e porcelanato embaixo, porem estamos com duvida nas escadas elas devem ser de laminado ou de porcelanato ? Me ajuda ?? Bjsobrigada
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  37. O acabamento das escadas é sempre um parte dificil nao é mesmo!
    sugiro voces optarem por uma 3* opçao, o granito ou o marmore!
    o acabamento é perfeito e a durabilidade tb!

    ResponderExcluir
  38. Gitani5/6/12

    Oi Deise
    tudo bem?
    a minha dúvida é sobre o laminado pegar um pouco de sol... o sol estraga o laminado? um pouco de sol que pode entrar pela janela ou porta pode danificar o laminado?
    abraço
    adorei seu blog!!!

    ResponderExcluir
  39. Ola Gitani!
    Assim como um móvel de tecido ou madeira, o piso laminado no sol, pode sim estragar! depende da quantidade e intensidade do sol diário! o ideal é sempre controlar essa luminosidade com cortinas!

    ResponderExcluir
  40. Anônimo28/6/12

    Oi Deise!
    Estou pensando em colocar laminado no meu quarto, mas estou receosa de ter problemas, pois o piso atual é taco e esta bem desgastado, com alguns buracos q os antigos moradores fizeram.
    Na loja me falaram q tem uma espécie de massa q o instalador passa e iguala o piso. Isso é verdade? Funciona???
    Outra duvida é q por enquanto só posso colocar no meu quarto. Existe algum acabamento q me permita completar o resto da casa depois??

    ResponderExcluir
  41. Ola, provavelmente o que lhe passaram sobre massa...deve ser algum cimento cola... na verdade o correto seria retirar o piso e regularizar o contrapiso...pois qualquer coisa que fizeres sera apenas paleativo, e pode vir a prejudicar o laminado! Voce pode ir instalando de ambiente em ambiente, existem acabamentos para por nas portas e delimitar o fim dos pisos!

    ResponderExcluir
  42. Olá Deise,estou construindo um sobrado,pensei em colocar porcelanato polido creme embaixo ,laminado em cima,a escada posso fazer de madeira maciça(porq queria combinar com meu piano), ou seria melhor o granito?

    ResponderExcluir
  43. olá,estou construindo um sobrado,pretendo colocar,porcenato beje polido embaixo,laminado em cima,porém estou c dúvida n escada,tenho um piano verniz,pensei em fazer a escada d madeira maciça p combinar,ou granito?(coloquei soleira verde labrador n janela,e vidro temp. verde,a cor da porta também estou em dúvida entre branco ou verniz).obrigaduu

    ResponderExcluir
  44. ola Daniele, ambos os materiais sao nobres e deixarao sua casa linda! tanto a madeira qt o granito. A madeira é mais sensível, necessita de cuidados maiores para nao riscar, manchar e polir, o granito ou marmore sao mais resistentes.

    ResponderExcluir
  45. Anônimo13/7/12

    OLA QUERIA SABER SE PISO LAMINADO PODE TOMAR SOL GLORIA

    ResponderExcluir
  46. Olá, adorei as dicas, só uma coisa me deixa na duvida quanto ao piso laminado, é o barulho, ele realmente é muito. Vou morar em apartamento e no ultimo andar, sera que vai incomodar muito. Grata, aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  47. Anônimo8/8/12

    Olá, gostaria de saber se eu colocar o laminado em cima do piso de taco, usando o mesmo rodapé que já existe e que é do mesmo material e está em boa conservação, ficaria bom?

    ResponderExcluir
  48. Anônimo22/8/12

    olá, acabei de conhecer seu blog e adorei. Gostaria de saber se já ouviu falar do piso laminado da marca vintage, vi em uma loja e achei muito lindo e gostei da espessura que é de 12mm. Já ouviu falar quanto a qualidade da marca?
    Lorena

    ResponderExcluir
  49. Anônimo23/11/12

    Tenho piso de granito, amarelo Icarai na sala e pequeno corredor, nos quartos é laminado, estou enjoada do granito, pois além de não ser um dos mais bonitos, na epoca coloquei uma tabeira fina preta. tenho mita vontade de trocar pelo laminado, mas muitas pessoas são contra e outros não gostam do granito. a sala e varanda que eu imendei com a sala tem mais ou menos 34m2. Não sei o que faço, poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  50. Anônimo22/1/13

    Deise, sou dono de uma loja de decoração e um dos meus produtos é o piso laminado. Nos colocamos o piso laminado em ambientes terreos a nao ser que tenha porão, pois a umidade tende em alguns casos, nao em todos , inchar o piso com os anos. Agora acho que voce deu uma enfase muito grande sobre o risco do piso, eu afirmo que o piso laminado nao risca , ja o carpete de madeira risca so de voce pensar em risco. Isso de marcar o piso de cadeiras ou mesas acontece em qualquer piso e nao é risco e desgaste natural e ocorre ao decorrer dos anos. Essestpo de desgaste ocorre com pisos laminados , pisos de madeira natural e em pisos frios , ate marmore se desgasta com anos de cadeira arrastando todo dia no mesmo local. Portanto quando se diz que piso laminado nao risca , refere-se ao risco de arraste de armarios e outros objetos, se nao tiver prego no pé pode ter certeza que nao risca.Alias se precisar de nossos serviços teremos prazer ematende-la. acesse nosso site www.gecdecoracoes.com.br

    ResponderExcluir
  51. Anônimo19/7/13

    Vou iniciar a construção da minha casa e estou em duvida se posso colocar o laminado ou vinilico na sala com lareira, não queria por porcelanato porque acho que a casa fica muito fria.Me Ajuda?

    ResponderExcluir
  52. Boa noite,gostaria de saber se existe aluma restrição em colocar piso laminado em local umido,pois moro na Serra
    da Cantareira

    ResponderExcluir
  53. ola tudo bem?
    Então minha duvida é combina eu colocar piso laminado num sobrado parte superior, escada de granito escura tipo verde ubatuba e inferior porcelanato? obrigada pela atenção...

    ResponderExcluir
  54. Sheila17/12/13

    Deise, você disse que existe acabamento para por nas portas e delimitar os pisos, caso seja colocado por partes na casa, gostaria de saber o nome desses acabamentos e os tipos, por favor!?

    ResponderExcluir

Olá!! Arquitetando alguma Ideia?! Deixe aqui um recadinho!!!! Vou Adorar!

| + ideias |

Related Posts with Thumbnails