Ja estava ficando com saudade de falar de um projeto arquitetonico! Então hoje falarei do Museu do Pão de Ilópolis, um projeto realmente irreverente. Situado no centro de Ilópolis, cidade da serra gaúcha - o Museu do Pão (que, além do espaço museográfico, inclui uma oficina de panificação) é projeto de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz, do escritório paulistano Brasil Arquitetura.
O conjunto do museu é o resultado de dois anexos e restauração do antigo moinho! Reparem: restauração é quando o projeto segue materiais e projetos originais da edificação!!
Os anexos marcam a atualidade e a intervenção dos arquitetos!! Ou seja, tudo que foi feito além do projeto original, não é cópia da arquitetura da época, e sim uma edificação horizontal, marcada com materiais encontrados no local, com uma arquitetura contemporanea porem sem agredir a historia local!!
Antes |
Depois |
Um dos volumes novos. Auditorio com parede de vidro e cortinas vermelhas, vista para um corrego! |
Imagem interna da área de degustação! |
Então pessoal de malas prontas para conhecer a serra Gaúcha?!
Fonte de Imagens e informações: Arcoweb e Brasil Arquitetura
LOVED THIS!!!!
ResponderExcluirtem sorteio no meu blog, entra lá!!
bjs
Gi
Muito interessante esse post!
ResponderExcluirObrigada por definir o que é restauração:)
Aqui em Joinville, tem uma forte influência germânica. Existem algumas casas feitas em enxamel na época da colonização. Atualmente os arquitetos insistem fazer construções que fazem imitações baratas desse estilo...Não fica nada legal!
Beijos:*
Oi Deise!!Que projeto lindo!Estou louca para visitar!Não conhecia essa cidade aqui na Serra...fica perto de onde??
ResponderExcluirAproveitando a visita...tu terias alguém que saiba instalar canjiquinha em parede para me indicar??
Obrigada!
Bjão!!
Deise, olá. Tudo bem.
ResponderExcluirFiquei admirando os anexos e pensando como é importante uma intervenção assim: que se faz importante porque acrescenta valor ao existente, adequada e que respeita integralmente o prédio histórico original.
Precisamos tanto de projetos como este aqui em nosso país.Concorda?Bjs. Sílvia.
Meus parabéns seu blog é um espetáculo... adorei e estou te seguindo!!!
ResponderExcluirQuando tiver um tempo venha me visitar também!!
http://barbirezende.blogspot.com
bjksssssssssssssss
Ahhhhhhhh seu eu de novo rsrsrsr
ResponderExcluirPasseando no seu bloguitcho vi que seu primeiro selinho foi feito por mim!!! Que legal adorei!!!
bjksssssssssssssss
Oi Deise! adorei o post e o projeto, mas confesso que fico com um aperto no coração quando vejo as arquiteturas históricas mudando tanto! mas mesmo assim valeu né, tenho certeza que agora vai ter muito mais visitas e sem correr riscos de prejudicar a estrutura! beijao
ResponderExcluirOi, Deise,
ResponderExcluirQue coisa mais interessante, esse museu! adorei o modo como a parte nova foi integrada à antiga!
E nem me fale em estar com as malas prontas para ir conhecer o lugar, que eu moooorro de vontade de ir, rsrs.
Beijinho!
Olá, Boa Tarde Deise;
ResponderExcluirExcelente Blog e conteúdo, fiquei admirado pela matéria do (Museu do Pão)estava pesquisando a história do pão, para a matéria de (Alimentos e Bebidas)sou estudante de Turismo e nas pesquisas encontrei seu Blog, (fantástico seu trabalho) gostaria de até utilizar algumas imagens que consta aqui, claro, não me esquecerei de colocar os créditos das fotos em seu nome e blog, com sua licença, desde já agradeço e PARABÉNS!!!!
Gostei do blog, bem legal. Encontrei o blog quando procurava ideias e informações sobre papel de parede.
ResponderExcluirBem, sobre a matéria acima, me irrita muito quando vejo as obras que os arquitetos moderninhos vem fazendo. Eu gosto muito de arquitetura, aprecio muitas contruções antigos dos mais diversos estilos, mas sinceramente, odeio construções modernas, minimalistas, não me traduzem nenhum sentimento, nenhuma emoção a não ser o VAZIO, talvez seja u reflexo dos valores da nossa atual, globalizada e sem beleza sociedade. Se Vitúvio visse isso iria se matar. Achei ridículo, no mínimo essa construção ao lado da casa do pão. Uma lástima!
Mas enfim, parabéns pelo blog, ajuda muito quem procura sobre decoração, arquitetura, enfim, da várias ideias...