Para quem acompanha o blog a algum tempo, sabe que sempre busco tirar alguma dúvida em materiais ou produtos para a execução dos projetos, hoje, depois de muito pensar, resolvi que era hora de por a mão no pesado! MÁRMORE OU GRANITO? Como é?!
A escolha depende não só do seu gosto pessoal, mas especialmente da utilização e do tipo de ambiente no qual será empregado. Embora muita gente não saiba, a começar pelo aspecto e composição diferenciada, deve-se levar em consideração muitas outras características na hora da compra.
Granito Preto Absoluto, com acabamento em 45° saia de 10cm sem borda e espelho ou roda bancada de 25cm com acabamento reto, observe que a torneira sai do tampo e não da parede! |
Tampo em mármore, acabamento em 45° rodabancada e saia (sem recuo) com mesmas medidas! |
Mármore com acabamento bruto, reparem nos "furinhos" eles são naturais da pedra, e neste acabamento não recebem preenchimento com massa! |
Mármore com acabamento polido, onde os "furinhos" foram preenchidos e após a pedra recebe polimento! |
Os mármores, por exemplo, tem veios mais evidentes e menos brilho que os granitos. Mais moles e menos resistentes, são sucetiveis a manchas e desgaste. Justamente por isso, não são indicados para pisos e bancadas de cozinhas, mas são bastante adequados para pisos internos de salas, halls, quartos, banheiros e demais ambientes sociais, devido, especialmente, à beleza dos seus veios. Já os granitos são mais duros e mais resistentes a ataques químicos, absorção de água e desgaste abrasivo.
Tampo em granito, borda de 4cm acabamento em 45° |
Tampo em preto absoluto, bordas em 4cm a 45°, observe o acabamento lateral, fechando o móvel! |
Dica:
Como são algo natural, as rochas apresentam diferentes características de porosidade, tonalidades e desenhos!! A escolha entre granito ou mármore depende basicamente do uso e da aplicação que serão dados às pedras. Por isso, para fazer a escolha certa é preciso estar atento às necessidades de cada ambiente. Produtos aparentemente iguais, às vezes até com o mesmo nome, podem se revelar absolutamente distintos no que se refere à qualidade. Fique de olho, nem sempre preços inferiores são sinônimos de um bom negócio. Os tipos de acabamentos também fazem com que os projetos fiquem diferentes, acabamentos de polimento, tipos de cortes, acabamentos de bordas, espessuras de bordas, preste atenção nisso quando orçar!!
Cuidados especiais manutenção e impermeabilização:
Cuidado com os produtos de limpeza que serão utilizados. Em situações de perda total do brilho, se faz necessário um novo polimento, devendo ser evitada a aplicação de resinas que eliminam o valor natural.A manutenção pode ser feita com água e sabão neutro e, eventualmente, com aplicação de cera incolor ou produtos especiais existentes para essa finalidade. Em caso de aparecimento de manchas, não se deve tentar removê-las com saponáceo, escovas ou detergentes fortes, pois prejudicarão o lustro, permitindo a penetração de sujeiras e fungos. A solução correta é sempre usar materiais desenvolvidos especificamente para pedras em geral, ou na impossibilidade de encontrá-los, usar apenas um pano úmido limpo, água e sabão neutro.
Fonte:Styl Pedras
Imagens: Pedraria Ivoti
Nossa...esse assunto vai longe, então se alguém tiver alguma duvida, ligue jahhhh!! ou deixe um recadinho mesmo!!! byeee