Lá estamos nós em uma loja loucas para comprar tudo para a decoração da casa...e chegou a vez da iluminação!! Uhm..ja escolhemos o tipo de iluminação no post da sexta passada . Mas ainda falta um detalhe, importantíssimo, todos os pontos e efeitos escolhidos, qual vai ser a lâmpada que vai fazer da iluminação tudo aquilo que eu espero?!
Lâmpadas Halógenas
Halógena AR: o facho definido (com ângulos entre 4 e 24 graus) torna essa lâmpada ideal para destacar objetos e obras de arte. Um contra-refletor envolve a cápsula e reduz o ofuscamento. Halógena PAR: assim como a dicróica, tem superfície refletora que melhora o desempenho. A diferença é o vidro grosso e pontilhado, que enfatiza o brilho da luz. O modelo PAR 20 com o corpo blindado, próprio para luz focada, forma um cone sobre o objeto. A desvantagem é que esquenta muito e é sensível ao toque.
Dicróica: halógena dotada de um refletor que reduz o calor projetado. Com facho de luz concentrado (ângulos entre 20 e 60 graus), é ideal para destacar obras de arte e objetos.
Lâmpadas Fluorescentes: Funcionam a base de gases para possibilitar alta eficiência, boa aparência e baixo consumo. Reatores são necessários. Quatro grupos: tubulares (comuns e alta resolução), eletrônicas (reatores integrados), circulares e compactas.
LED: Lighting Emitted Diodes. Led´s são dispositivos semicondutores que convertem energia elétrica diretamente em energia luminosa, através de chips de minúscula dimensão. De baixíssimo consumo, vida extremamente longa, os led´s estão cada vez mais eficientes superando a eficiência das lâmpadas incandescentes. Os Led´s são monocromáticos, emitem luz somente numa faixa do espectro da luz.
Fibra ótica: É um filamento de vidro ou de elementos poliméricos utilizado para transmitir pulsos de luz. Devido a pouca iluminação é utilizada em detalhes como iluminação de destaque, comercial e residencial, como casa noturnas, móveis e piscinas.
Fotos - La lampe, lightdesign, Fabbian
Resta alguma dúvida?! Deixe aqui a sua ideia!
Resta alguma dúvida?! Deixe aqui a sua ideia!
Mais um aula incrível, e muito util, um projeto sem uma luminotécnica legal pode até perder a graça.
ResponderExcluirBeijooos
Oi De, tudo bem, ai que legal essas lampadas, essa seman fui ver uma banca de designer que iam se formar, e eles tinha algumas plantas de iluminação, eu adorei, achei bem legal e um dos projetos tinha a lâmpada de fibra ótica...
ResponderExcluirObrigado pelo espaço que vc forneceu pro meu blog, beijos deise.
Oi queridos!! Com certeza um projeto de iluminação completa um projeto arquitetonico ou de interiores!! É a "cereja do bolo"!
ResponderExcluirvou passar la nos blogs pra conversarmos mais!!! obrigado pelos recadinhos !! byeee
Oi, Deise!
ResponderExcluirTem novo sorteio no Blog'Arte!! Passa lá pra participar!!
Beijins!
Olá, Deise.
ResponderExcluirAndo um pouco atrasada na leitura dos blogs que adoro mas sempre que posso dou uma passadinha por aqui.
Muito instrutiva tua postagem, tens razão o projeto de iluminação é com toda a certeza " a cereja do bolo" porque a luz quando bem utilizada proporciona conforto visual e emocional, eficiência/precisão nas tarefas.... e mais uma infinidade de aplicações.Bjs.Sílvia