Nem sempre ter certeza do que se deseja para sua casa é sinônimo de saber como construir ou reformar. Cada casa tem suas características únicas e que depende do local onde serão construídas. E tentar fazer esse trabalho de administração de uma construção ou reforma sem o auxílio de um arquiteto ou engenheiro pode ser uma experiência desagradável.
Mas por onde começar?
Anteprojeto* |
Se você não possui um terreno, e deseja comprar um para construir, é bom se ater a localização, condição e desníveis do solo, insolação, entre outro itens legais.
Próximo passo: o projeto!
Próximo passo: o projeto!
Nesta etapa, o acompanhamento de um profissional, como um Arquiteto é muito importante, não só na elaboração do projeto como também na fase de construção, podendo evitar muita dor de cabeça além da redução de custo.
Apresentação do Projeto* |
Inicialmente, a fase de anteprojeto, será quando você explicará para o Arquiteto, aquilo que deseja. É a hora de mostrar seus rascunhos, seu gosto, seu estilo, sem esquecer da verba para investir.
Depois que todos os projetos estão em ordem e já foram executadas algumas alterações, é hora de planejar a obra com o auxílio de um profissional habilitado sua confiança. Deverá ser elaborado um cronograma físico/financeiro, onde serão informadas a seqüências de execução dos serviços, prazos e gastos referentes ao material assim como mão de obra, o que evitará desperdícios, gastos extras além de garantir o cumprimento dos prazos.
O Engenheiro ou Arquiteto que acompanhar a sua obra, poderá ajudar na contratação e administração de mão de obra, o que pode ser a chave para uma obra econômica e sem problemas. Lembre-se, construir depende muito do profissional que você escolhe para a execução de qualquer tarefa, seja o arquiteto para elaboração do projeto arquitetônico, seja a mão de obra para a construção da casa e todos os demais profissionais ligados com a arquitetura e construção.
Durante a Execução* |
É importante ainda atentar para os seguintes fatos: você demorou um bom tempo para iniciar a obra e nada deve ser precipitado, preço pode não ser tudo, a relação custoXbenefício deve ser bem analizada ainda na fase de definição do acabamento.
A partir deste momento sua obra estará em andamento! Cabe a você juntamente com o arquiteto acompanhar o desenvolvimento, padrão de qualidade, prazo, custo e acompanhar o planejamento da obra, para que nada fuja do previsto.
Oi deise! adorei as dicas.. foi você que fez esses projetos dos exemplos? beijos
ResponderExcluiroi Deise
ResponderExcluirÓtimas dicas!!!
é muito complicado quando uem vai construir ou reformar e não entende nada do assunto, principalmente se não tem uma boa acessoria, sái muita coisa errada.
aqui em casa gostaria de reformar e meu marido quer vender pr afazer outra, mas gosto tanto daqui...ainda vamos ficar mais um tempo assim até juntar mais um dnheiro e resolver depois.
bjus e um ótimo findi
Deise, adorei a postagem!
ResponderExcluirÉ um velho lema nosso, mas sempre válido.
Construa certo contrate um arquiteto!
Beijos.Sílvia.
ai ai....ando sonhando com essa ultima fase: obra pronta!!
ResponderExcluirDa compra do terreno até agora (acho que ainda falta um mês para eu me mudar) fez um ano dia 28/05!!! Imagina meu estresse????
:)