Blog da Arquiteta Deise Soares! Um mix de ideias, projetos & objetos, arquitetura & decoração, design & arte, estilo de vida & muitas coisinhas fofas...tudo isso....e mais um pouco. Um arquivo de tudo, do que é diferente e interessante, e mostra que a arquitetura está em tudo e em todos! Ano V


31 maio 2010

Deu Branco!!

É... arquiteto também tem sua sindrome da folha em branco!!! E quem não tem?! É...também sei que essa tirinha do Calvin é manjadinha (ainda usa essa palavra?!) Mas ela é quase o mantra de um (ex)estudante de arquitetura!! Nada como o pânico do dia da entrega de um trabalho para as ideias serem forçadas a sair!!!
Para falar bem a verdade eu ia misturar essa tirinha com projetos inspirados na cor branca, mas agora me surgiu outra ideia! Viu, nada como o último minuto mesmo!
Na profissão de arquiteto, como artista e intelectual, 90% do projeto é criação! Ou seja, essa é a grande diferença entre arquitetos e engenheiros! E nada dói mais em um profissional, quando alguém chega nele e diz...ahhh vem cá me da uma ideia!! Então a pessoa descreve o ambiente e diz...que cor eu pinto!!!  Porquê?! Porque Toda a essência do profissional, está justamente na IDEIA!!! Tecnica você aprende, o fornecedor aprende!!

Criação de Oscar Niemayer - Esse é o ponto máximo da criação! Ou vocês acham que depois dessa etapa ele risca alguma coisa a mais?! Todo o detalhamento do projeto é idealizada por ele...mas o projeto em si ja esta definido todo, ali naquele croqui!!!
Seu projeto depois de CRIADO, tem seus critérios, seus conceitos, logo, se o projeto vai ser executado ou não, se vai ser aprovado em orgãos públicos ou não, vai ser feito mil cópias ou não, foi em um papel de rascunho, ou plotado no melhor papel para apresentação, ele já está criado!!! E para nós profissionais esse é o maior valor dele!!! E para ele ser criado temos referências, inspirações, conceitos que precisam ser pensados!É preciso conhecer o cliente, o local, as aspirações das pessoas envolvidas!! Pense nisso!

28 maio 2010

Construir, Como é?!

Nem sempre ter certeza do que se deseja para sua casa é sinônimo de saber como construir ou reformar. Cada casa tem suas características únicas e que depende do local onde serão construídas. E tentar fazer esse trabalho de administração de uma construção ou reforma sem o auxílio de um arquiteto ou engenheiro pode ser uma experiência desagradável.
Anteprojeto*
Mas por onde começar?
Se você não possui um terreno, e deseja comprar um para construir, é bom se ater a localização, condição e desníveis do solo, insolação, entre outro itens legais.
Próximo passo: o projeto!
Nesta etapa, o acompanhamento de um profissional, como um Arquiteto é muito importante, não só na elaboração do projeto como também na fase de construção, podendo evitar muita dor de cabeça além da redução de custo.
Apresentação do Projeto*
Inicialmente, a fase de anteprojeto, será quando você explicará para o Arquiteto, aquilo que deseja. É a hora de mostrar seus rascunhos, seu gosto, seu estilo, sem esquecer da verba para investir.
Depois que todos os projetos estão em ordem e já foram executadas algumas alterações, é hora de planejar a obra com o auxílio de um profissional habilitado sua confiança. Deverá ser elaborado um cronograma físico/financeiro, onde serão informadas a seqüências de execução dos serviços, prazos e gastos referentes ao material assim como mão de obra, o que evitará desperdícios, gastos extras além de garantir o cumprimento dos prazos.
Durante a Execução*
O Engenheiro ou Arquiteto que acompanhar a sua obra, poderá ajudar na contratação e administração de mão de obra, o que pode ser a chave para uma obra econômica e sem problemas. Lembre-se, construir depende muito do profissional que você escolhe para a execução de qualquer tarefa, seja o arquiteto para elaboração do projeto arquitetônico, seja a mão de obra para a construção da casa e todos os demais profissionais ligados com a arquitetura e construção.
É importante ainda atentar para os seguintes fatos: você demorou um bom tempo para iniciar a obra e nada deve ser precipitado, preço pode não ser tudo, a relação custoXbenefício deve ser bem analizada ainda na fase de definição do acabamento.
A partir deste momento sua obra estará em andamento! Cabe a você juntamente com o arquiteto acompanhar o desenvolvimento, padrão de qualidade, prazo, custo e acompanhar o planejamento da obra, para que nada fuja do previsto.
Obra Pronta!*
Sua obra será um sucesso!
*Projeto|Execução - Arq Deise Soares - Construtora Colnaghi.2009

26 maio 2010

Ideias para Escadas


A muito tempo as escadas não são somente uma necessidade dos prédios e casas...elas também são o ponto central muitas vezes de uma arquitetura de interiores!!! Esculturais, monumentais, pequenas, com jardins, de vários materiais, as escadas são o ponto onde a imaginação vai a todo vapor!!
Claro elas tendem a ser um reflexo de todo o projeto! A escolha dos materiais também! Em madeira, metal, vidro, granitos, a lista de acabamentos é infinita! Mas atenção, o projeto de uma escada requer muitos cuidados, tanto em normas quanto em forma e função!!! Fica ai algumas ideias de acabamentos!!!
Proj Isay Weinfeld



24 maio 2010

Arte nos pisos de Concreto

Uma professora , na época da faculdade, um dia disse...você sabe que é arquiteto quando você AMA o concreto! Acho q ela quis dizer que o concreto está para um arquiteto do mesmo jeito que o barro está para um ceramista, algo como eu ja vejo ele com outras formas, por isso amo ele!!!
(uhmm filosofica eu....rsrsrs)
Mas indo ao assunto...Cimento queimado... é um produto que ou você ama, ou odeia! Pois para muitos ele passa o ar de ser "rústico", para outros lembram indústrias, mas para os que o amam...ele é delicado, prático e muito charmoso!
Mas se você é daqueles que não gosta....isso era antes de ler esse post! Pois agora eu duvido que vamos encontrar alguém que não vá gostar desse acabamento!!! O Concrete Art  desenvolvido pela Transparent House, ( que infelizmente não nos dá a receita e não nos diz exatamente como se inscrever maravilhosamente e surpreendente, estes padrões florais em cimento acabado!!!!).
A única dica que eles nos contam é: "nós criamos um conceito que permite a aplicação de qualquer padrão ou quando derramar ou depois, quando o concreto já fixado." Leram isso?...Eu choquei!!! E PRECISO descobrir como eles fazem isso!!!  O efeito é impressionante e texturalmente atraente!!!!
Claro ca entre nós podemos até nos enganar com uns adesivos não é....mas que agora fiquei com essa ideia na cabeça....fiquei!!!

Mudando de assunto, nesse fim de semana recebi mais dois presentes queridos, dois selinhos! Um do Blog Meu Apartamento em 425 Dias, da Monica, e do Blog Minha Janelinha Para o Mundo, da Vanessa! Que vocês podem ver ali no lado!! Beijos Meninas e Obrigada!!!!

21 maio 2010

Na prática: O TAMPO DE PORCELANATO!

A pedidos...segue algumas fotos (ruins) do lavabo onde foi utilizado o tampo em porcelanato! Para quem não está por dentro da história, pode ver 1° post sobre assunto aqui e voltar para ver o resultado da prática!
Este lavabo é projeto meu com proj e exec da decoradora Eliana Lisboa.
Descrição: papel de parede comprado via net (attytude decorações), cuba de vidro, tampo em porcelanato, o mesmo porcelanato usado no piso e no rodapé!!!! O pessoal que trabalha com granitos fez o corte e a montagem do tampo! Dica: nós não pensamos nisso antes, mas o rodabancada também foi em porcelanato, logo poderíamos ter encaixado ele na parede...e não colado sobre a parede!

3D do Projeto


Ahh não esqueçam de deixar ali nos comments o que acharam!!!

19 maio 2010

Latinha êee, latinha áaaa ...latinhasss

Organização é sempre motivo de criatividade!!!Agora você vai começar a guardar suas latas para fazer arte igual as das fotos.





Tem outras ideias aqui.

18 maio 2010

Dark Side

O preto é sem dúvida uma das cores mais interessantes para ser usada em uma decoração. Por ser uma cor neutra e de fácil combinação, o preto está presente em todas as casas, mesmo em forma de pequenos objetos, e apesar da fama sombria, pode deixar o ambiente muito chique se dosado corretamente. Ouse e insira o preto na sua casa!

Se quiser criar um impacto ainda mais forte neste tipo de decoração, adicione algumas peças decorativas numa terceira cor, mas mais viva!
Num espaço amplo, não tenha receio de utilizar o preto porque as dimensões suportam-no na perfeição, inclusive se os próprios móveis forem dessa cor.

Num espaço pequeno, porém, o preto pode diminui-lo ainda mais, pelo que é sensato aplicar o branco de forma mais vistosa e guardar o preto para os pequenos apontamentos...
Ou nos detalhes...
Para muitos é preciso ter "coragem" para eleger o preto na decoração, para outros...é preciso ter estilo! E vocês elegeriam o preto na decoração de suas casas e escritórios?! Comente aqui!!

17 maio 2010

MuBE-Arquitetura Modelando a Paisagem

Paulo Mendes da Rocha é um dos grandes arquitetos (modernistas que amo),(Prêmio Pritzker 2006 e sorte a nossa ser brasileiro), que desenvolvem uma linguagem personalizada, independentemente de tipologia ou escala de intervenção arquitetônica. Sua obra é de imediato reconhecimento, capaz de arquiteturas com impressionante inserção na paisagem, de maneira criativa e provocadora.
 O projeto que trouxe hoje a vocês é sem dúvida um dos meus preferidos, junto com a Pinacoteca, de Mendes da Rocha! De uma forma escultórica e emocionante, o MuBE, Museu Brasileiro da Escultura, SP, modela a paisagem de onde está inserido! Além da parte edificada, o projeto tira partido de grandes espaços públicos e grandes vãos!
Vista da Praça, onde acontecem mostras e eventos - O enorme vão da estrutura integra a natureza ao projeto!A parte de acervo coberto interno fica, de certo ponto de vista, sub-terraneo, o que faz do projeto ainda mais belo!


Fotos: Acervo pessoal
Aproveitem para dar um "passeio" no MuBE  pelo Youtube!!


14 maio 2010

Tampos de Porcelanatos, Como é?!

Um dia ...em uma mostra de decoração no litoral gaúcho, vi um tampo em um lavabo, maravilhosamente branco, sem nenhuma falha se quer (o que é natural das pedras, como mármore e granitos) com um brilho intenso! Claro que a curiosidade falou mais alto e fui bisbilhotar...olhei por baixo...e plim...descobri! E que material novo seria?! De novo...nenhum...novo mesmo é o uso!!

Era uma peça de Porcelanato 120x60!! Incrível como a criatividade e a versatilidade trazem novas ideias! Porcelanatos altamente resistentes pularam do piso...para paredes...para os tampos!!!! Mas isso ja faz algum tempo, hoje está se tornando de uso comum e em vários lugares!

Tem até empresas especializadas na montagem de tampos assim, devido o corte das peças o acabamento tem que ser impecavél! Como fazer?! Escolha o porcelanato, preferencialmente os de 120x60, pela espessura e pelo tamanho, ja que as emendas serão menos. A peça é cortada em 45°, ou 1/2 esquadria como alguns fornecedores falam! O acabamento fica perfeito! As quase imperceptíveis emendas ficam como uma pequena junta.

Além do acabamento, a grande vantagem é o custo sobre peças importadas e demais materiais com a mesma resistência e é claro, as mil posibilidades de escolha em porcelanatos!!

Eu mesma não resisti e já coloquei a ideia em prática num lavabo!
Tem uma peça de porcelanato sobrando ai?! Que tal um lavabo ou um banho novinho em folha!?
Fotos TecnoBancadas

| + ideias |

Related Posts with Thumbnails