Blog da Arquiteta Deise Soares! Um mix de ideias, projetos & objetos, arquitetura & decoração, design & arte, estilo de vida & muitas coisinhas fofas...tudo isso....e mais um pouco. Um arquivo de tudo, do que é diferente e interessante, e mostra que a arquitetura está em tudo e em todos! Ano V


30 abril 2010

Mármores ou Granitos, Como é?!

Para quem acompanha o blog a algum tempo, sabe que sempre busco tirar alguma dúvida em materiais ou produtos para a execução dos projetos, hoje, depois de muito pensar, resolvi que era hora de por a mão no pesado! MÁRMORE OU GRANITO? Como é?!
A escolha depende não só do seu gosto pessoal, mas especialmente da utilização e do tipo de ambiente no qual será empregado. Embora muita gente não saiba, a começar pelo aspecto e composição diferenciada, deve-se levar em consideração muitas outras características na hora da compra.


Granito Preto Absoluto, com acabamento em 45° saia de 10cm sem borda e espelho ou roda bancada de 25cm com acabamento reto, observe que a torneira sai do tampo e não da parede!

Tampo em Granito, bordas arredondadas com saia recuada de 20cm, rodabancada de 10cm com acabamento redondo. Obs: perceberam que a saia tem acabamento arredondado?! Esse efeito é feito com pedaços de granitos emendados com massa plástica da mesma cor e polidos dando ideia da pedra ser redonda, quase não se percebe as emendas!!

Tampo em mármore, acabamento em 45° rodabancada e saia (sem recuo) com mesmas medidas!

Mármore com acabamento bruto, reparem nos "furinhos" eles são naturais da pedra, e neste acabamento não recebem preenchimento com massa!
Mármore com acabamento polido, onde os "furinhos" foram preenchidos e após a pedra recebe polimento!
Os mármores, por exemplo, tem veios mais evidentes e menos brilho que os granitos. Mais moles e menos resistentes, são sucetiveis a manchas e desgaste. Justamente por isso, não são indicados para pisos e bancadas de cozinhas, mas são bastante adequados para pisos internos de salas, halls, quartos, banheiros e demais ambientes sociais, devido, especialmente, à beleza dos seus veios. Já os granitos são mais duros e mais resistentes a ataques químicos, absorção de água e desgaste abrasivo.

Tampo em granito, borda de 4cm acabamento em 45°
Tampo em preto absoluto, bordas em 4cm a 45°, observe o acabamento lateral, fechando o móvel!
Dica:
Como são algo natural, as rochas apresentam diferentes características de porosidade, tonalidades e desenhos!! A escolha entre granito ou mármore depende basicamente do uso e da aplicação que serão dados às pedras. Por isso, para fazer a escolha certa é preciso estar atento às necessidades de cada ambiente. Produtos aparentemente iguais, às vezes até com o mesmo nome, podem se revelar absolutamente distintos no que se refere à qualidade. Fique de olho, nem sempre preços inferiores são sinônimos de um bom negócio. Os tipos de acabamentos também fazem com que os projetos fiquem diferentes, acabamentos de polimento, tipos de cortes, acabamentos de bordas, espessuras de bordas, preste atenção nisso quando orçar!!

Cuidados especiais manutenção e impermeabilização:
Cuidado com os produtos de limpeza que serão utilizados. Em situações de perda total do brilho, se faz necessário um novo polimento, devendo ser evitada a aplicação de resinas que eliminam o valor natural.A manutenção pode ser feita com água e sabão neutro e, eventualmente, com aplicação de cera incolor ou produtos especiais existentes para essa finalidade. Em caso de aparecimento de manchas, não se deve tentar removê-las com saponáceo, escovas ou detergentes fortes, pois prejudicarão o lustro, permitindo a penetração de sujeiras e fungos. A solução correta é sempre usar materiais desenvolvidos especificamente para pedras em geral, ou na impossibilidade de encontrá-los, usar apenas um pano úmido limpo, água e sabão neutro.

Fonte:Styl Pedras
Imagens: Pedraria Ivoti


Nossa...esse assunto vai longe, então se alguém tiver alguma duvida, ligue jahhhh!! ou deixe um recadinho mesmo!!! byeee

28 abril 2010

Histórico e Atual

    Quem disse que shopping Center não é cultura?! Pois em Porto Alegre é, depois de anos desativado, o antigo prédio da cervejaria Brahma, ganhou nova utilidade: virou shopping. Inaugurado em maio de 2003, com um investimento foi superior a R$ 45 milhões.
    La pelo ano 2000, quando a pessoa que lhes escreve ainda era uma estudante de arquitetura, a paixão pela restauração de prédios antigos estava brotando, uma das visitas que mais marcantes foi no canteiro de obras deste futuro shopping! Vários arquitetos estavam envolvidos, historiadores, pesquisadores! E hoje quando vejo o prédio pronto, acredito que cada dia mais, uma cidade tem que resgatar sua história, e não, como muitos fazem por especulação imobiliária, derrubam tudo e constroen uma arquitetura sem valor algum!

Quatro dos sete prédios que compõem o complexo do Shopping Total são tombados pelo patrimônio histórico. Inaugurada em 1911, a antiga cervejaria da Brahma é a expressão dos imigrantes alemães no cenário porto-alegrense. Na década de 1910, era considerado o mais vasto prédio de cimento armado então existente no país, e hoje chama atenção pela imponência e pela riqueza de detalhes das fachadas!
Hoje: Revitalizado
Antigamente: Cervejaria Boop 1911
Originalmente pertenceu à Cervejaria Bopp Irmãos, depois à Cervejaria Continental, e desta passou para a Cervejaria Brahma. Hoje é um shopping center. O projeto foi de Theodor Wiederspahn, a construção ficou a cargo da empresa de Rudolph Ahrons, e a rica decoração das fachadas é obra da equipe de escultores de João Vicente Friedrichs. O prédio, concebido para servir a uma indústria, tem pés-direitos elevados e amplas janelas e espaços internos.
Vejam a riqueza de detalhes da fachada!
Na fachada existem diversos grupos escultóricos muito interessantes, dentre eles a estátua de Gambrinus, outra de Mercúrio, um grande elefante ladeado por dois grupos de meninos carregando globos, além de diversos atlantes em trajes germânicos, bebedores de cerveja com copos nas mãos, diversas faces humanas, figuras de animais, barris e uma profusão de florões, arcadas, frisos, relevos, uma torre com relógio, cúpula e estátuas sobre a entrada principal, e outros elementos decorativos que caracterizam o seu estilo eclético e historicista, típico de Wiederspahn. Em 1999 os prédios da Fermentação, Caldeiras e Escritórios, além da Chaminé, foram tombados pelo Município, estando inscritos no Livro do Tombo sob o n.º 58.

Vista aérea do shopping a esquerda prédios históricos a direita implantação do prédio novo!
Para a inplantação do shopping center, os prédios foram restaurados e no local foi implantado um centro cultural! As lojas do shopping foram implantadas no prédio novo, o que demostra que o novo e o histórico convivem juntos e integrados! O projeto atual valorizou o histórico e deu usos atuais a ele, sem precisar perder suas características originais!! Alías, a marca do shopping são os prédios antigos!!
Na circulação entre 2 prédios históricos, ao fundo, vê-se o prédio novo : Integração e Novo Uso!!

Quem visitar Porto Alegre não pode perder essa visita!!!

26 abril 2010

Brincadeira de Criança.

Como você imagina uma escola para crianças de até 3 anos?! Toda coloridinha, cheia de firulas...brinquedinhos? Pois não foi assim que o arquiteto Marcio Kogan, (que já esteve aqui) & Lair Reis pensaram. A escola-berçário Primetime, localizada no Morumbi, SP, adota uma filosofia de ensino que proporciona condições favoráveis ao desenvolvimento do potencial de crianças até 3 anos. Nesse contexto, a arquitetura assumiu o papel primordial de estimular os sentidos
A arquitetura de linhas contemporâneas, com caráter lúdico e sem o apelo fácil da infantilização dos espaços, já era uma das premissas da cliente antes de contratar o projeto.
Ficou fácil, então, escapar dos modelos convencionais e propor uma construção baseada na composição de volumes e cores e na mescla de concreto, vidro e policarbonato. O resultado é um conjunto de caixas que interagem e, à primeira vista, fazem o observador supor que se trata de um escritório.


Quase todos os ambientes estão abertos para a face norte, que ganhou a proteção de chapas perfuradas instaladas a 1,20 metro de distância da fachada posterior, criando varandas que possibilitam deixar os vidros abertos sem colocar em risco a segurança das crianças. Vista externamente, essa fachada parece opaca durante o dia e transparente à noite.

Ahh como eu voltaria a ser criança...

24 abril 2010

Presente!!

Olá pessoallll!! olha quanta honra...o Arquitetando Ideias acaba de receber um presente!!! Seu 1° Selo!! Nem aguentei em esperar, por isso to aqu isábado a noite (!) postando ele!! Muuuuito obrigada a Tatiane do blog AMORA MORA , adorei o presente!! Dedico o 1° selinho a Tatiane e a todos que agora fazem parte deste blog!









Encaminho este presente para:
Ana Paula - Home Doce Home
Carol Carneiro - Carol Carneiro
Carmen Martins - Achados de Decoração
Ale Royer - Bio Decoração
Sílvia Gatti - Arquitetura do Imovel
Jaqueline - D'olive Jacqueline
Elisangela - Cantinho da Eli
Sergio Caçador - The Imaginer




23 abril 2010

Salve Jorge!

Oratório Pop - Cabeça de Frade
Hoje dia 23 de Abril é dia de São Jorge, não importa a religião, as crenças ou opiniões diversas, nem que não que eu seja a maior e dedicada devota, mas São Jorge me passa uma imagem forte, determinada ou como define melhor o site com amor : "o fato é que São Jorge nos lembra que todos nós temos algum desafio a vencer nesta vida, seja o nosso orgulho, o nosso egoísmo ou mesmo problemas que nos afetam no dia-a-dia. Como ele, devemos permanecer fortes e corajosos, independentes dos desafios que a vida nos traga. Assim, como Jorge, havemos de vencer."

E para não perder o assunto do Arquitetando Ideias, busquei algumas imagens que gosto sobre o assunto!! Espero que gostem!
Taberna São Jorge - Belém
Morar Mai Por Menos - BA -2009
Observe no Canto do sofá um pequeno altar e o uso da planta espada de São Jorge

Adesivo
Mais um oratório Pop - Cabeça de Frade - Tudo esculpido em madeira.

"Eu estou vestido com as roupas
e as armas de Jorge.
Para que meus inimigos tenham pés
e não me alcancem.
Para que meus inimigos tenham mãos
e não me toquem.
Para que meus inimigos tenham olhos
e não me vejam.
E nem mesmo um pensamento eles possam ter
para me fazerem mal"
A todos um bom fim de semana!! Abraços

22 abril 2010

Boys Don't Cry!

Ahh, como este blog é democrático, chega de rosa (!?)...calma...o post de hoje é dormitórios masculinos, tudo bem rapazes usam rosa também, mas sinceramente nunca vi usar em dormitorios! Rsrs . Então atenção rapazes, e moças também, inspirem-se!

Selecionei alguns quartos grandes para todos verem, afinal amamos #decor!! Projeto de interiores de dormitorio é complicado. O que vale para um pode não funcionar para outro e, por isso segue então os mais variados estilos para ajudar você a escolher o seu favorito!

Papel de Parede com o mapa mundi, uso da madeira com as cores azul e verde!
Detalhe para o local da tv lcd!

Dormitório de solteiro com escrivaninha.

Que tal um video game assim?! Charme

Sempre o preto!

Encontraram o seu quarto dos sonhos versão masculina?

Fotos : Home-designing e Casa.com

20 abril 2010

Sim!! Pallets Na Decoração!

Eu sou apaixonada por uma mesa de centro feita em palets, ja até postei aqui a imagem, bom, palets pra quem não sabe, são "estrados" de madeira, plático ou metal, feitos para servirem de base no armazenamento e transporte dos mais diversos materiais! Na construção civil vejo muitos por ai rolando depois que descarregaram pisos, cimentos e outras coisas nas obras...e nada mais ecologicamente correto, e linnnndo do que aproveita-los!
Poltrona feita com Palets, ja imaginaram colocar um futon mega florido alí!!?

Sonho de Consumo - Mesa de apoio com palets laqueados e com rodízios.

Módulo feito com Palets - várias ideias de formas e cores! Junte-os como imaginar!

Porta pratos charmoso!
Painel para quadros!
Base para sofá - Incrível!

Base para camas!

Já sei...onde encontrar um pallet? Em feiras, hiper e supermercados e claro, grandes obras!!! Pegue o seu e use a imaginação!!!

EDITADO: vejam no blog da @margaretss como fazer uma mesa de pallets --->>AQUI

Fotos: webecoist, sponge design

16 abril 2010

Tipos de lâmpadas, Como é ?!

Lá estamos nós em uma loja loucas para comprar tudo para a decoração da casa...e chegou a vez da iluminação!! Uhm..ja escolhemos o tipo de iluminação no post da sexta passada . Mas ainda falta um detalhe, importantíssimo, todos os pontos e efeitos escolhidos, qual vai ser a lâmpada que vai fazer da iluminação tudo aquilo que eu espero?!
Para ser mais direta, além de escolher o efeito e o tipo de iluminação, a lâmpada correta é o que dá o devido acabamento e a devida quantidade de luz que você deseja!!

Lâmpadas Incandescentes: muito comuns, podem ser dimerizáveis ( controle da intensidade da luz). Emite luz amarelada e quente. Mesmo onde o calor é excessivo, as áreas sociais e íntimas ficam mais aconchegantes com lâmpadas incandescentes. Ainda que produzindo calor, elas proporcionam um clima mais agradável.

Lâmpadas Halógenas
Halógena AR: o facho definido (com ângulos entre 4 e 24 graus) torna essa lâmpada ideal para destacar objetos e obras de arte. Um contra-refletor envolve a cápsula e reduz o ofuscamento. Halógena PAR: assim como a dicróica, tem superfície refletora que melhora o desempenho. A diferença é o vidro grosso e pontilhado, que enfatiza o brilho da luz. O modelo PAR 20 com o corpo blindado, próprio para luz focada, forma um cone sobre o objeto. A desvantagem é que esquenta muito e é sensível ao toque.
Dicróica: halógena dotada de um refletor que reduz o calor projetado. Com facho de luz concentrado (ângulos entre 20 e 60 graus), é ideal para destacar obras de arte e objetos.
Lâmpadas Fluorescentes: Funcionam a base de gases para possibilitar alta eficiência, boa aparência e baixo consumo. Reatores são necessários. Quatro grupos: tubulares (comuns e alta resolução), eletrônicas (reatores integrados), circulares e compactas.

LED: Lighting Emitted Diodes. Led´s são dispositivos semicondutores que convertem energia elétrica diretamente em energia luminosa, através de chips de minúscula dimensão. De baixíssimo consumo, vida extremamente longa, os led´s estão cada vez mais eficientes superando a eficiência das lâmpadas incandescentes. Os Led´s são monocromáticos, emitem luz somente numa faixa do espectro da luz.

Fibra ótica: É um filamento de vidro ou de elementos poliméricos utilizado para transmitir pulsos de luz. Devido a pouca iluminação é utilizada em detalhes como iluminação de destaque, comercial e residencial, como casa noturnas, móveis e piscinas.

Fotos - La lampe, lightdesign, Fabbian

Resta alguma dúvida?! Deixe aqui a sua ideia!

| + ideias |

Related Posts with Thumbnails