Blog da Arquiteta Deise Soares! Um mix de ideias, projetos & objetos, arquitetura & decoração, design & arte, estilo de vida & muitas coisinhas fofas...tudo isso....e mais um pouco. Um arquivo de tudo, do que é diferente e interessante, e mostra que a arquitetura está em tudo e em todos! Ano V


31 março 2010

Pó de Estrelas


Sim, não parece, mas é, um post relativo a Páscoa! Como já é de praxe, toda semana busco (sem fins lucrativos) uma loja com design, arquitetura ou interiores diferenciada. Essa semana apresento a vocês a Pó de Estrela. Uma loja que mistura desde o Cult ao Vintage que recentemente passou por uma reforma para deixa-la ainda mais graciosa!

Mosaico inspirado no Parque Güell - Barcelona- Por Regina Bimbi
E ela merece este post hoje porque propõe a mescla de objetos de decoração, acessórios de moda e peças de arte. Buscando exclusividade alternativa para quem busca originalidade na capital gaúcha!
Para a entrada: vermelho traz boa sorte.

Detalhe do vitro da porta de entrada.


E para essa Páscoa, as meninas preparam vários acessórios e objetos para deixa nossas casinhas lindas!!


Vale a pena visitar: o site e o blog!! Ah não esqueçam as meninas também estão no twitter !
Sabe de alguma loja que mereça esse destaque? conte aqui!!!

29 março 2010

Lavar Roupa Todo Dia....

Com um tanque como estes...que alegria!!!! Outro dia fiz um post sobre uma lavanderia 1001 utilidades, então, é que ainda não existiam essas fofuras!!!
A Smeg (aquela dos refrigeradores máximo luxo) lançou um novo produto para incrementar a sua linha de eletrodomésticos coloridos, estilo Anos 50, acrescentando um conceito de funcionalidade ao look retrô. A LBL16RO é uma máquina de lavar roupas compacta com tanque que segue a estética de cantos arredondados.
Ideal para espaços pequenos, ela tem capacidade máxima de 5 kg e vem equipada com painel eletrônico, 15 programas de lavagem, porta com trava de segurança e sistemas auto-limpante, anti-espuma e anti-transbordamento. Mas isso nem interessa...o que interessa é...ela é rosa (algo como #euquero está passando pelas suas cabeças?) Também irão querer a azul e a amarelo claro!
Atualmente, é possível encontrar o modelo apenas em alguns países da Europa como Itália, Espanha, França, Portugal e Bélgica, (vamo embora pra lá então)...calma... em breve deverá estar disponível também em outros locais, se o Brasil entra na lista? Não sei.

Pelo que tudo indica a coleção não deve parar por aí. Na Inglaterra a Smeg já lançou uma linha de modernas lareiras para parede que também inclui um modelo retrô. E até floreiras tipo estufas!!!Aguardem novas surpresas!

Ahh esqueci...acho que combina com esse refrigerador...

Uni-duni-tê...o escolhido foi....

26 março 2010

Acabamentos em Móveis. COMO É?

Você chega na loja e vendedor tenta te explicar...hum esse armário é MDF (fazendo a cara de entendido), e daí? Por ser MDF, ou Aglomerado, não faz tanta diferença assim, (aposto que não sabiam), pois é o MDF é um aglomerado sofisticado. Então onde está a diferença nos valores dos móveis? São muitos os fatores!! Desde a espessura do MDF, aos encaixes, metais, corrediças, e principalmente o acabamento dado, que é o que deixa o móvel com o aspecto que vocês vêem nas lojas! De MDF são feitos a maioria dos móveis planejados e de marcenaria, na verdade ele é a estrutura de quase todos os móveis. A diferença está no acabamento! E que acabamento escolher? Ai depende de preço, prazo, estilo e destaque que você quer dar!
Acabamento Melaminico, é aquele que, popularmente falando, imita a madeira, sabe aqueles desenhos maravilhosos que você jura ser madeira, pois é são melamina, que nada mais é do que um papel impresso com a imagem da madeira colado sobre o MDF e por cima recebe uma resina especial.(simples assim? Aham) Também poder ser apenas de uma cor só. Não permite muitos detalhes nos móveis. E você reconhece ele pelas emendas e pelos acabamentos nos cantos dos móveis.

Foto móveis Butzke
Acabamento Com pintura, pode ser laqueado, que á pintura mais nobre, com auto-brilho ou fosco, da cor que você imaginar! Pode ser pintura especial, tipo pátina, ou Fórmica Líquida, Verniz, ou tingimento para mudar o tom da madeira (funciona em laminas de madeira ou madeiras maciças).

Acabamento com Lamina de madeira, ao invés de usar a melamina para cobrir o MDF usa-se uma lamina finíssima de madeira de verdade! Esse acabamento também é mais refinado, geralmente usado em marcenarias sob medida!
Sobre esse acabamento ainda se pode tingir a lamina, escovar, envernizar.
Deve estar pensando...e agora? Que Confusão, como vou escolher? Calmaaa..para tudo tem um porque....o 1° quesito é o bolso!!Os valores desses acabamentos chegam a ter diferença de quase 100% sobre o orçamento final! Por esse motivo a melamina é a mais popular!

Minhas dicas são: Compre ou mande fazer móveis com MDF de espessuras igual ou acima de 18mm (o barato de 15mm é ruin!), MDF não aceita prego! Tem que ser com encaixes ou cola! Para cozinhas, áreas de serviço, escritórios comerciais, dê preferência a fórmica líquida. Móveis de MDF laminados ou com melamina não são amigos de água, utilize um pano umido para limpeza. Observe os acabamentos das bordas dos móveis quando comprar móveis prontos!

Nossa esse assunto da caldo, pessoal se ainda restam dúvidas compartilhe aqui! Vou adorar!

25 março 2010

Mesa Lego


Arquitetura combina com muita coisa, turismo, moda, design, plásticas, arte e publicidade!! Sim publicidade também!! Nas andanças pelos caminhos sem volta da internet encontrei o escritório ABGC e um dos projetos que me chamou a atenção foi o projeto da agencia de publicidade Boys and Girls. E o que ela tem de especial?! Uma mesa...mas não é uma mesa simples....ela leva 22.740 peças de Lego!

Se você esta pensando como eu...está pensando, vou precisar de muitos Legos também! Veja aqui como fazer (Mesa lego vídeo).

Montado sobre um tampo de MDF, os Legos foram feitos em pedaços para facilitar a montagem! Veja que o logotipo Boys and Girls foi utlizado na mesa com muita criatividade, foi feito um rebaixo no tampo onde se encaixam as letras e sobre todos os Legos foi colocado um tampo de vidro!

Ideia Genial e Criativa! E o que vocês acham? Deixem aqui suas ideias e vamos por em prática!!

24 março 2010

Novidades em Tapetes!

Que tapetes são detalhes quase indispensáveis todos nos já sabemos, mas a dúvida que fica sempre é: como escolher?!
Para ser prática e todo mundo lembrar, as dicas são: se deseja deixar o ambiente maior, tapetes na linha de cores dos móveis, se deseja dar destaque a decoração, podem ser tapetes claros ou os escuros, porém os escuros diminuem e limitam um pouco mais o ambiente! Ambientes juntos use tapetes diferentes! Não precisa ser um par de vasos não! Que chamar atenção use tapetes trabalhados, que além de lindos dão um toque de personalidade ao ambiente!Para limpezas cada sujeirinha tem um jeitinho específico de limpeza. No mais é acreditar no seu bom gosto!
Mas o que eu queria mesmo mostrar são as novidades que encontrei! Listras, formas abstratas, flores, movimento rítmico e a diversidade italiana. Essas foram as inspirações da equipe de criação da Santa Mônica Tapetes e Carpetes para criar sua mais nova coleção, batizada de Vita. Para o pessoal de Porto Alegre os tapetes chegam com exclusividade na loja Espaço do Piso.
Ao todo são 14 diferentes modelos, que traduzem as tendências atuais do design. Isso, mesclando modelos clássicos com outros assimétricos, que prometem deixar os ambientes com mais ‘vita’ e estilo, agradando aos mais variados gostos.
O detalhe é a técnica manual dos tapetes esculpidos, que ressalta e dá ainda mais profundidade a cada desenho (luxo puro).
Além disso, são mais de 70 cores diferentes para confecção de praticamente todos os modelos, isso mesmo o máximo disso é que você pode personalizar o seu tapete escolhendo a combinação de cores (que dúvida hein?!).
Fotos Espaço do Piso - Tapetes Santa Mônica
Para completar, todos os produtos são anti-estáticos, anti-chamas e anti-alérgicos, só não são anti-pânico de querer ter toooodos!!!!

23 março 2010

Container que virou Loja, ou Loja que virou Container ?

Gosto de valorizar boas ideias de arquitetura e interiores comerciais! Por isso sempre tem um post de alguma loja "diferente"! Essa semana a eleita foi a franquia CONTAINER. O Criador do projeto é ANDRE KRAI, de Nova Petrópolis (serra do RS).

A ideia é usar 2 containers para fazer a loja que possui 2 pavimentos! Um luxo só em poucos metros quadrados. Todo o projeto é idealizado pela franquia que atualmente esta no RS e SC, em cidades como Gramado, Xangrilá e Florianópolis!!
O melhor ainda está por vir todas as lojas containers têm na preservação da natureza seu objetivo principal. Quase tudo nela é reciclado, passando pelos containers que são reaproveitados e reformados até chegar na montagem da loja que é toda com materiais reciclados e alternativos. Destaque para as araras que são retiradas de ônibus e metrôs! Maximo isso não?!
O conceito da loja de mostrar o interiore na vitrine também ajuda a distribuição! E o bom uso do pé direito duplo com imagens e iluminação faz a loja parecer maior e dá destaque ao produto!!!
Vejam o vídeo das lojas! Desde a escolha do container nos depósitos até a localização e interiores e...babem!!!! Pois é uma divina ideia!!!! (veja o vídeo aqui) Quer saber mais da loja, franquia e moda veja o site da loja http://www.lojacontainer.com.br/ .

Uma ideia que juntou ecologia, arquitetura, design e roupas...

22 março 2010

Feriado Nacional!!

Hoje deveria ser feriado nacional...não tem dia mais lindo que o 22 de março, ora...porque? Homenagem a mim!!! ebaaaa!! ;-)

Ta..ta...ta...sem feriado!!! Aguardem amanhã tem um post novinho, ao menos mais novo que eu...rsrsrs!! Bjus pessoas e espero que se deliciem com esse pedacinho de bolo!!! e Feliz dia 22 de março pra todo mundo!!!!

19 março 2010

Piso Laminado, Como é ?!

Pessoal está aberta a temporada da semana Como é ? vocês sabem...dúvidas deixem um recado, ou mandem um email, Twitter também vale!!
Detalhe piso laminado usado na parede!!Foto Eucafloor Rustic
Essa semana é a vez dos pisos laminados! Atualmente os pisos de madeira existentes no mercado podem ser divididos em:
*pisos de madeira natural: carpetes de madeira (substrato de compensado revestido com lâmina de madeira natural) e assoalhos.
*pisos laminados: de alta pressão (tipo fórmica) e de alta resistência (tipo flutuantes).

Os laminados são aqueles pisos produzidos com um revestimento decorativo. Ou seja, a decoração do revestimento é feita por computador. Tem aspecto e cor de madeira porque é desenvolvida a partir de uma lâmina real, que é digitalizada e impressa no revestimento que é coberta por um filme cristalino, o overlay, que tem alta resistência à abrasão. Completamente diferente de carpete de madeira que são lâminas de madeira que após instaladas receberão um verniz.
Foto Durafloor Nature - de Luiz Rochelle
Seja pela estética ou pela facilidade de manutenção, os pisos laminados têm sido cada vez mais utilizados em residências e ambientes comerciais, pois suas principais vantagens são sua rápida e fácil instalação! Porém nunca é demais contratar alguém especializado, pois todo material querer seus cuidados especiais!!
Foto Eucafloor Rustic

Dica de profissional: nunca instale em pavimentos térreos úmidos! Piso laminado não é amigo de água! Sim ele risca! Não utilize água sanitária! Limpeza apenas com pano levemente úmido e sabão neutro, no máximo um aspirador ou vassoura com cerdas macias! Existem várias paginações (ou desenhos) de instalações! Siga corretamente as indicações do fabricante! Juntas de dilatações são extremamente necessárias! Procure sempre instalar o piso perpendicular as aberturas do ambiente...assim futuros defeitos são menos visíveis!
Depois dessas dicas e cuidados, agora é sé escolher um dos vários e lindos modelos para sua casa!!! Difícil missão não é!

Acabamentos são e sempre serão um dos assuntos de mais dúvidas, também não é para menos, eles são a cereja do bolo da sua obra ou reforma!! Falando em bolo, agendem ai...segunda tem pessoa de aniversário (eu eu eu)!!!

18 março 2010

EU, TU, ELES...TODOS QUEREMOS!!!

Só podia ser coisa da Ana do Blog Home Doce Home (aquele blog onde teve minha estréia de ouro no mundo dos blogs com a entrevista Palavra de quem entende) criar um post com a lista de desejos das bloqueiras!!! A D O R E I...confesso...dificílima missão não é?...pois com todos esses blogs trazendo novidades todos os dias a lista de desejos só aumenta!!!
amo muito tudo isso!
Na minha lista de desejos bem possíveis estão vários objetos com pigs rosa (#amo) mesmo esses utensílios de cozinha, que no meu caso vão ser somente para bonito mesmo, as miniaturas de cadeiras e móveis com design assinado (#vício), a bolsa nova da Coza (#pink) e claro...decoração de garagem vocês acham que não existe???!!! Na minha garagem existe....desejo não muito possível (#porenquanto) o Mini Cooper (tem algo mais lindo pra decorar a garagem??) pode ser vermelho, azul, verde...
Então pessoal, coloquem pra fora todo o desejo de consumo de vocês, assim como eu e a Adriana do blog Bordando Ideias (até rimou, arquitetando ideias - bordando ideias ) A Ana está recebendo mais listinhas para novos posts!!!!Já sabe...envia os itens para anapaula@homedocehome.com.
Os créditos da montagem são da Ana! Quer ver o post completo la na casa dela? Clica aqui e deixe um recadinho!!

16 março 2010

De Floreira a Fonte!

Existe um jeito bem criativo e rápido de resolver o dilema MUROxFLORES!
Muro Flor, exclusividade Betonart no Brasil, é um inovador sistema construtivo de muros de variados tamanhos, formas e funções.
É um sistema de blocos de concreto modulado que pode ser utilizado na contenção de encostas, como muro de isolamento, divisão de ambientes e decorativo.


Nas vantagens estão a dispensa o uso de cimento ou outro tipo de cola, não gerando nenhum tipo de entulho. Pode-se plantar flores de ambos os lados, sendo assim ideal para dividir ambientes, cultivo de flores, plantas ornamentais, chás, temperos e até hortaliças.
É claro, você poderá utilizar este produto com muita criatividade, como nessa foto ...a floreira que virou fonte!!!
Ambiente com os 2 modelos de Bloco
 
 

 
Fotos e Projetos Betonart
E as ideias não param por ai!!! Além de muros, floreiras...fontes...a imaginação foi longe e que tal um pergolado ao invés de usar madeira...usar blocos de concreto!!?
 
Sim..eu também estou pensando que meu jardim precisa de um desses...e vocês?

15 março 2010

De corpo e...forma!!!

Gosto de começar a semana com assuntos que levantam o astral!!! Mudanças para melhor são sempre uma injeção over de animo, não é? Então porque não começar com uma mudança de corpo e alma, aliás...de Corpo & Forma!! 
Fachada e Logomarca da loja Antes!
Corpo & Forma é uma loja de roupas femininas, após alguns anos no mercado a ideia do cliente era, mudanças!!!! O que foi arquitetado? Uma mudança bem feminina na logomarca! Simmm arquitetos também fazem a parte de layout visual de lojas e comércio, desde uma criação de marca e logotipo até sua utilização na arquitetura e interiores!
 Mas...voltando a loja, depois de vários estudos, vocês podem ver o resultado. A loja também se mudou de prédio, o que ajudou muito!!
Fachada e Logomarca da loja Depois!!
Tirando partido da fachada nova da loja, usei um adesivo para destacar a marca que a loja vendia, além de não poluir o condomínio de lojas com o logo da loja e não alterar a arquitetura do conjunto, a imagem pode ser trocada de acordo com a coleção da estação!! afinal nada vende mais do que a vitrine!!!!O adesivo é um tipo especial que não escurece o lado contrario, mas para indicar, realmente só perguntando para a empresa de plotagem que o fez...não me lembro o tipo!!

Projeto Fachada e Logomarca Arq Deise Soares| 2006
Para a nova logomarca da loja, busquei cores bem femininas como o lilás e o rosa! O medo do cliente era cair fora de moda, mas nada feminino cai fora de moda não é mesmo, o projeto é de 2006, e a fachada continua em alta!! A fonte da letra também foi feita para lembrar curvas suaves, deixando assim a cliente mais a vontade, atrás das letras temos uma onda em tons de rosa, lembrando a forma do corpo feminino!! A mesma logo marca e as cores foram usadas em detalhes como cortinas dos trocadores, tapetes e sacolas da loja!!!

É a arquitetura comercial fazendo seu trabalho para o cliente se sentir em casa!!!

Então alguma forma de mudança radical passou pela sua cabeça?? Ahh marcar hora no cabelereiro é uma boa!! vou precisar disso também!

12 março 2010

Rejuntes, Como é ?

Não se apavore, por que se você acha que está dando tudo errado na sua reforma ou construção, calma, algum arquiteto já passou por isso, e ele já sabe a resposta pra não dar mais errado! ;-)

Resolvi depois de tanto ler os blogs alheios, abrir uma seção (ou várias exceções) e falar tecnicamente sobre alguns produtos, instalações, projetos, enfim, sobre vários assuntos que o pessoal adepto ao faça você mesmo (porque de arquiteto, médico e louco todo mundo tem um pouco) tem tido dificuldades!
A seção abre com REJUNTES. Rejunte não é somente aquela “massinha” coloridinha que vai no acabamento do piso. Assim como a argamassa existe apropriadamente para cada piso, interno, externo, piscina, cerâmica ou porcelanato, o rejunte também tem suas particularidades. Leve a sério as especificações do tipo, hora de secagem, misturas e preparos...
Atenção!! Para cada tipo de piso existe uma técnica e um tipo de rejunte específico!!
Seja na hora da escolha, na hora da instalação, ou até mesmo na hora da limpeza, ele tem seus truques e dicas! Não fique apavorado que seu piso está tooooodo manchado! Existem no mercado produtos específicos para a limpeza!!!
Você quer um piso branco como neve...e se depara com um rejunte sujo ? O rejunte comum encarde e não limpa mais de jeito nenhum, pois é poroso. Solução : o rejunte Epoxi é 100% impermeável, e de fino acabamento. Tem um valor de investimento inicial mais alto do que o rejunte comum, mas pense...depois é só passar uma escovinha e plim!! Ele fica noooovinho, o resto da vida!!! E mais...fica da cor que você escolheu, ou seja, se for branco, branco para sempre!!! A sua instalação não é algo que você mesmo possa fazer pois exige um profissional especializado!!
Imagem Cerâmica Rocca
Para ter um bom acabamento, juntas menores, é preciso investir em mão de obra especializada e material de qualidade!
Bom, não vou me estender demais, porém o assunto é longo pessoal! Então se você tiver uma dúvida, comente !!


10 março 2010

1001 Utilidades!

A área de serviço, ou se preferirem...lavanderia é sempre o último lugar onde vamos pensar em mobiliar ou decorar!!! E geralmente é o "restinho do projeto...restinho de espaço e o restinho da verba". Foi pensando em colocar tudo em pouquíssimos metros quadrados, (aliás não tinha nem 2 metros) que ainda era compartilhado com a mini cozinha, que saiu a super mini lavanderia 1001 utilidades...eee seus problemas acabarammmm!!!! Imagine você colocar refrigerador, cooktop, forno, máquina lavar louça e mais máquina de lavar roupa, acessorios de lavanderia, mesa de passar, claro, não esqueçemos das vassouras e no meio do caminho....tinha um aquecedor!! E é claro...como tudo isso ficaria junto....quem é que gosta de deixar as "tralhas" da lavanderia a mostra?!

Lavanderia foi integrada a cozinha pois ambas eram pequenas do tipo corredor.
O projeto integrou cozinha e lavanderia, usando a mesma linha de móveis e armários, mas onde está a lavanderia?! Dentro desse armário na foto acima!!
  • 1- Prateleiras em vidro - aproveitando o máximo de espaço existente
  • 2-Araras tipo essas de loja - ideia pratica para pendurar cabides, sempre para secar roupas e para as roupas passadas!!
  • 3- surpresa!!! máquina de lavar e secar
  • 4- gaveta para a mesa de passar!!
  • 5- espaço para acessórios de lavanderia com os aramados, vassouras e aquecedor, reparem que para cobrir o aquecedor que não poderia ser trocado de lugar foram feitas "ranhuras" nos móveis para a ventilação!!
  • 6- tanque - de canto tipo pia ja que foi integrado a cozinha

Máquina do tipo lava-seca, escolhida para economizar espaço.
O aquecedor não poderia ser movido, então abraçamos ele no projeto!
Obs: Projeto Arq Deise Soares e Eliana Lisboa, execução Eliana Lisboa
Móveis sob medida, em fórmica líquida branca, granito preto são gabriel.

Então o que acharam da mini lavanderia?! Seus problemas acabariam?! rsrs

08 março 2010

Papel de parede ou de presente?

Eu encontrei um refúgio!! Sim, você já imaginou que o refúgio seria um lugar para as férias, um cantinho para leitura? Não seria exatamente férias, mas que é um lugar contagiante, é! Refúgio Urbano é uma loja de decoração, moda e infantil!! É daquelas lojas amadas que a gente não sabe por onde começar a olhar!! A sorte? é que ela tem um blog, tão amado como a loja!!E além de tudo isso ainda é criativa!!! Qual não foi minha surpresa ao ver uma cadeira revestida com papel de presente que ja não estava em uso na loja!!! E mais a cadeira ainda virou objeto de decoração!! Demais!!!

Fotos Refugio Urbano
O pessoal da loja viu alguns papéis sem uso e...ARQUITETARAM UMA IDEIA!!! A de reciclar todo aquele papel trocando apenas seu sobrenome, de papel de presente para papel de parede. Sim, os retalhos foram cobrindo as paredes da loja e os móveis que estavam por perto como se fossem uma tinta de celulose multipadronizada. Ficou lindo e ainda receberam um elogio da mãe natureza!
Fachada da Loja

Parte Decor da Loja
Querem conhecer a Refugio Urbano é so ir no site e se deliciar!!!
Related Posts with Thumbnails

Compartilhe